4 Dicas para a lavagem dos dentes

Uma Lavagem de Dentes Divertida

As nossas crianças são exatamente como nós… Querem fazer coisas que acham divertidas! Todos nós vamos em direção às atividades de que gostamos e que achamos que são positivas. Porém, às vezes (talvez mais do que às vezes?) como adultos, fazemos escolhas e chamamos-lhes “necessárias” dentro da nossa própria cabeça em vez de as vermos como sendo divertidas. Tais como cortar as unhas, pentear o cabelo e, é claro, lavar os dentes. Quando as vemos como uma “tarefa” ou “um stress” ou damos por nós a suspirar ao pensar que as temos que fazer, o resultado será certamente não as acharmos nada divertidas. Podemos mudar isso!

Podemos brincar e divertir-nos com a experiência e tornar-nos num convite às nossas crianças para fazerem o mesmo. Uma vez que o façamos, criamos algo de positivo e divertido que as nossas crianças também quererão para elas, ao invés de rejeitarem. Todos nós podemos fazer isto!

Aqui ficam algumas ideias sobre como trazer DIVERSÃO à lavagem dos dentes:

Dêem-lhe um nome

Escolham um nome para a vossa escova de dentes. Todas as manhãs (tarde e noite), quando forem escovar os dentes em frente ao vosso filho, comecem por falar animadamente sobre como se DIVERTEM
com a “Maria”. Podem dizer: “Olha, eu vou brincar com a Maria, queres vir?”
E então cumprimentem animadamente a Maria e dêem-lhe até um beijo quando a virem!

Desenvolvam a vossa animação

Enquanto escovam os dentes, cantem uma canção animada (rock, hip-hop,…) e dancem enquanto escovam.
Com a boca cheia de pasta dentífrica e de canções, abanem o rabo!
Mostrem ao vosso filho como é DIVERTIDO fazer um espetáculo de lavagem dos dentes.

Tornem-no num assunto familiar


Convidem um elemento da vossa família a fazer parte da Festa da Lavagem dos Dentes!
Escovar os dentes não tem que ser só na casa de banho. Podem convidar quem quiserem (outros filhos, cônjuge ou até a avó) a juntarem-se numa lavagem de grupo.
Distribuam escovas de dentes a cada um e façam uma roda onde marcham e dançam.
Mostrem ao vosso filho como pode ser DIVERTIDO lavar os dentes.

Vistam-se para o sucesso

Quando vão lavar os dentes, ponham o chapéu da lavagem dos dentes. Ou o cachecol, ou os óculos patéticos da lavagem dos dentes. Tornem-no num “evento”ao evidenciarem a experiência com algum tipo de acessório DIVERTIDO. Enrolem um soutien cor-de-rosa à volta do pescoço, ou ponham o vosso maior chapéu na cabeça. Este é um momento empolgante e queremos arranjar-nos sempre para os eventos importantes.

DIVIRTAM-SE!!!

Bryn Hogan
Directora
Executiva do Autism Treatment Center of America™
Professora do Son-Rise
Program®
http://blog.autismtreatmentcenter.org/2011/08/4-tips-for-toothbrushing-fun.html