10 Maneiras de Variar a Forma de Apertar

“Nada na vida é gratuito”; “O amor é”. “Abraços gratuitos”

Olá a todos,

Muitas crianças com quem tenho trabalhado no Autism Treatment Center of America têm gostado muito de ser apertadas nas mãos, nas pernas, na cabeça, etc., e grandes apertões de corpo inteiro. Aqui ficam 10 ideias a experimentar se o seu filho gosta de sentir pressão.

  1. Traga 2 almofadas para o playroom e segure-as nos braços. Divirta-se a apertar o seu filho no meio das almofadas quando ele estiver motivado para isso.
  2. Use fantoches para apertar as mãos e os pés dele. Use diferentes vozes para cada fantoche enquanto serve de modelo de como dizer a palavra “apertar”.
  3. Encha um chapéu de adjetivos escritos em várias tiras de papel (e.g. depressa, devagar, mais fundo, a tremer, etc.). Experimente o seu filho tirar do chapéu para ver que tipo de apertão vai receber a seguir.
  4. Para uma criança mais velha, finja que ele está no spa. Escreva um menu numa cartolina com diferentes tratamentos que oferece no spa (e.g. massagens nos dedos, massagem profunda, massagem com rolo, etc.).
  5. Aplique pedaços de diferentes tecidos aos vários dedos de um par de luvas barato para usar quando aperta (e.g. Velcro, cetim, espuma, etc.).
  6. Finja que o seu filho é um pedaço de massa de piza ao qual precisa de dar forma e moldar amassando a massa.
  7. Voe à volta do playroom até diferentes planetas (e.g. planeta mão, planeta pé, planeta cotovelo, etc.). De cada vez que aterrar num dos planetas, aperte a parte do corpo correspondente.
  8. Finja que é uma pessoa cega que não consegue ver onde vai apertar se o seu filho não olhar para si. Divirta-se com a sua falta de jeito ao tentar encontrar o seu filho de cada vez que ele olha para outro lado. Esta é também uma forma bestial de trabalhar o contacto visual.
  9. Trabalhe a escolha com o seu filho ao pedir-lhe que escolha a parte do corpo que quer que você aperte.
  10. Atire um dado com desenhos de animais diferentes em cada face, depois aperte o seu filho ao estilo de cada um desses animais (e.g. apertão do macaco, apertão do pássaro, apertão do gato, etc.).


Divirta-se!

Becky Damgaard
Professora do Son-Rise Program® 
Autism Treatment Center of America | http://www.autismtreatmentcenter.org/