Procurar

Atividades de participação física

29 de Abril de 2015 – vencerautismo

Uma forma fantástica e útil de ajudar as nossas crianças a serem mais flexíveis,a criar ligações nas suas interacções e a motivá-las para investirem mais nas suas relações é proporcionar-lhes participação física nas actividades!

Estas são algumas formas de trabalhar neste objectivo:

Jogo Físicos/Sensoriais:

Se a sua criança gosta de ver bolas de sabão, convide-a a mergulhar a varinha das bolas na água para si, e peça-lhe para para rebentar cada uma das bolhas ou persegui-las pelo quarto fora. No entanto, se gosta de cócegas e corridas, finja cair para que ela possa ajudá-lo e você possa correr atrás dela e fazer-lhe cócegas de novo. Contudo, se a sua criança gosta do “aperta o pé” peça-lhe que lhe dê o pé de cada vez para um novo aperto. Mas, se gosta de andar às cavalitas invente uma “plataforma de lançamento” numa cadeira, para a qual ela tem de subir sempre que quiser uma boleia às suas cavalitas.

Jogos imaginativos:

Se estão a brincar aos acampamentos, peça-lhe para a ajudar a acender a fogueira, para lhe segurar a lanterna ou montar a tenda. No entanto, se brincadeira é na praia, ela pode por-lhe creme protector a brincar nas suas costas, experimentar diferentes tipos de óculos de sol ou ir na nadar consigo no mar. Mas, se “estão” a cozinhar, a criança pode mexer a sopa, fazer de conta que a prova ou que põe manteiga no pão, etc.

Conversas:

Se a sua criança gosta de lhe contar histórias repetidas de coisas que lhe aconteceram… Levante-se e faça o teatro dessas situações. Faça com ela o papel de diferentes pessoas e peça-lhe dicas para que ela a ajude a fazer bem o papel. Peça-lhes que segure num brinquedo ou algo que faça de microfone enquanto falam e que o segure para si quando você fala. Leve diferentes envelopes para o playroom com diferentes temas para falarem. Façam turnos a fazer pequenos desenho a partir do envelope.

Divirtam-se a participar Fisicamente!

Autism Treatment Center of America

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Artigos relacionados

Como apresentar brincadeiras simbólicas?

1 de Novembro de 2013 – vencerautismo

Temas e atividades

1 de Novembro de 2013 – vencerautismo

10 jogos divertidos para fazer com uma manta

23 de Março de 2015 – vencerautismo

Atividades de participação física

6 de Abril de 2015 – vencerautismo

Ideia de um jogo

6 de Abril de 2015 – vencerautismo

Como construir interação?

24 de Abril de 2015 – vencerautismo
Anterior
Seguinte

Eventos relacionados