Procurar

Gritar, chorar, bater e atirar objectos, etc

27 de Abril de 2015 – vencerautismo

As Crianças usam estes comportamentos porque funcionam. Se a criança estiver a gritar, é porque aprendeu que essa é a maneira de obter o que quer. Se este comportamento já não se verificar útil, deixará de o usar.

Todas as crianças e adultos fazem o melhor que podem. Por variadas razões, neste momento, a criança não consegue encontrar outra maneira de o fazer. Se conseguisse, fazia-o. As nossas reacções têm um papel vital para encorajar ou diminuir estes comportamentos.

Aplicar os Princípios:

  • Não tenha reacção. Mantenha a sua expressão facial e o tom de voz inexpressivos (i.e., não franza a testa, grite, sorria, etc.). Mova-se sempre lentamente e em silêncio durante esse tempo, assim minimiza a sua reacção, e consequentemente, já não ira encorajar estes comportamentos.
  • Em vez de tentar ignorar estes comportamentos, explique numa voz calma e terna, que não percebe quando a sua criança tenta comunicar consigo desta forma. Mesmo que a sua criança não fale, a sua explicação será útil, tanto no conteúdo como no tom.
  •  Evite dar a “recompensa” que a sua criança quer. Se der a à sua criança o que ela quer quando grita, está a ensinar-lhe que essa é uma maneira eficaz de comunicação.
  • Cuide de si. Minimizar reacções não quer dizer que vai deixar que a sua criança lhe bata ou lhe belisque. Tente pôr uma almofada à sua frente de maneira a que o proteja e lentamente mova-se para outro sítio.
  • Ofereça uma alternativa. Se a sua criança lhe está a puxar o cabelo, dê-lhe antes uma corda para puxar. Se estiver a atirar-lhe com peças, ofereça-lhe antes uma almofada ou um peluche para atirar.
  • Expresse reacções substanciais de celebração cada vez que a sua criança for gentil e faça pedidos da maneira como você prefere.
  • Mova-se rapidamente quando lhe pedirem algo de forma querida ou clara para que assim lhe mostre o contraste destes tipos de comunicação.

Autism Treatment Center of America

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Artigos relacionados

Lidar com as crianças na rua

6 de Abril de 2015 – vencerautismo

Birras nunca mais (a sério!)

22 de Janeiro de 2016 – vencerautismo

Tem receio da reação da sua criança?

21 de Março de 2016 – vencerautismo

Dicas úteis para birras

4 de Dezembro de 2017 – vencerautismo

Quando a criança se despe a toda a hora

29 de Dezembro de 2017 – vencerautismo

Birras: sete hipóteses a tentar

3 de Janeiro de 2018 – vencerautismo
Anterior
Seguinte

Eventos relacionados