Problemas com o uso do WC?

Se sua criança usa a casa de banho para fazer xixi, mas não consegue fazer o Cocô, veja como pode ajudá-la?

Estas situações podem acontecer por vários motivos. Deixamos aqui algumas dicas:

Pode acontecer quando eles não queiram que as pessoas tenham reação – pode ter acontecido no passado alguém que lhe disse ” que cocô tão mal cheiroso” e isso pode ter feito com que agora se queiram esconder e afastar. Se este for o caso diga simplesmente que o cocô dele é maravilhoso e saudável e que não faz mal faze-lo ao pé de si na casa de banho.

Outras das situações pode ter a ver com o entusiasmo que temos quando a criança faz cocô. Fazer cocô é uma experiência sensorial muito intensa e muitos destas crianças precisam de estar sozinhas nesse momento ou então que quem esteja com eles estejam mais em silêncio sem que haja grande interação. Baixe a sua voz e a sua energia e diga-lhe que pode demorar o tempo que for necessário- pode inclusive sair da casa de banho e dizer que aguarda fora que quando estiver pode chamar por si.

Se já tentou as estratégias acima e ele continua a esconder-se para fazer sem ser no Quarto de banho, veja onde é que ele costuma fazer….é sempre no mesmo local? Se sim que local é esse? Que pode ter ai de interessante para que ele o faça aí? Seja detective…muitas vezes as nossas crianças prendem-se com pequenas coisas…. observe e veja se há alguma coisa que o esteja a motivar ou que seja apelativo para ele no local.
Se não conseguir identificar nada, talvez ele tenha começado aleatoriamente assim um dia e agora vê isso de forma rígida e quer faze-lo sempre da mesma forma no mesmo local.
Sugerimos que leve o bacio para o local onde ele costuma fazer, lhe explique que colocou ali o bacio para que ele possa fazer ali o cocô. Cada 2 dias vá aproximando mais o bacio para proximo do WC. Estas pequenas mudanças podem ajuda-lo aceitar a mudar o local de fazer o cocô para outro local.