Procurar

Como estabelecer limites?

18 de Dezembro de 2017 – vencerautismo

Definir limites é uma parte essencial da parentalidade e é uma parte muito importante de ajudar nossos filhos a crescer para serem adultos saudáveis e que funcionais.

Definir limites é um ato de amor

Achamos importante estabelecemos limites em três áreas principais: coisas que se relacionem com a segurança e higiene da criança, a segurança e o bem-estar dos que a rodeiam e o bem-estar do ambiente que as rodeia.

Estes são os passos que seguimos:

Quando nossos filhos estão a fazer algo que é inseguro ou que pode prejudicar alguém (ou danificar o ambiente), pedimos calmamente e amorosamente do que necessitam. Por exemplo, se uma criança está a subir para uma prateleira alta, em vez de gritar “Não faças isso!”, Calmamente e amorosamente dizemos: “quero que desças daí agora, pois quero que estejas seguro”

Então, adicionamos uma explicação, a razão pela qual esse limite é importante. Por exemplo, “Esta é uma superfície alta, podes cair e aleijar e eu amo-te e quero-te manter seguro!”
Os nossos filhos são muito inteligentes e entendem o que lhes dizemos. Ao explicar aos nossos filhos por que estabelecemos limites, estamos a dar-lhes a oportunidade de saberem que o fazemos por amor e porque nos preocupamos com eles.

Quando estiver fora de perigo, dê à sua criança a chance de responder ao que lhes pedimos, antes de tentar afastá-la de uma situação particular. Nós achamos que, quando pedimos calmamente o que queremos, muitas vezes nossos filhos seguem o que pedimos sem que precisemos de ser nós a retira-los.

Não esquecer de celebrar

Celebramos os nossos filhos quando cumprem os limites definidos! Por exemplo, se eles param de puxar uma cortina ou quando eles param de subir para uma superfície alta e insegura. Focando-nos nos aspectos positivos, ajuda os nossos filhos a fazê-lo mais.

Nós impomos os limites a coisas que realmente têm que ver com segurança e higiene. Então, pode perguntar-se , esta é realmente uma preocupação de segurança e saúde e um limite verdadeiramente necessário?

Nós retiramos temporariamente do ambiente dos nossos filhos, coisas que são muito difíceis para eles “resistirem” e que não são seguras. Por exemplo, se os nossos filhos estão constantemente a desenhar com marcadores em si mesmos e acreditamos que isso não é saudavel, então retiramos os marcadores até que os nossos filhos tenham superado a sua necessidade de desenhar em si mesmos. Damos-lhes outra alternativa, nesta situação damos lápis ou crayons para desenhar sobre papel.

Acreditamos que nossos filhos podem e continuarão com os limites que estabelecemos! A nossa confiança determina como os nossos filhos vão responder.

Sugerimos que fique calmo, relaxado e amoroso. Esta é uma ótima oportunidade para você ajudar seu filho a aprender habilidades importantes que o ajudará a navegar pela vida de forma bem sucedida.
Saiba que, como pai, você é (muitas vezes) aquele que pode ensinar seu filho essas habilidades da maneira mais amorosa e descontraída! “

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Artigos relacionados

Lições sobre largar: nº2

1 de Novembro de 2013 – vencerautismo

Lições sobre largar: nº1

1 de Novembro de 2013 – vencerautismo

Como definir limites?

1 de Novembro de 2013 – vencerautismo

Tem receio da reação da sua criança?

21 de Março de 2016 – vencerautismo

Ajudar a criança a saber perder nos jogos

4 de Janeiro de 2018 – vencerautismo

Dar explicações e previsibilidade

15 de Março de 2018 – vencerautismo
Anterior
Seguinte

Eventos relacionados