Jogos Simples para apresentar à sua criança com Autismo

 

Se está à procura da ideia para o jogo perfeito então não procure mais. Este artigo vai-lhe dar ideias de como tornar objetos simples do dia-a-dia em jogos interativos com a sua criança. Não há necessidade de gastar muito dinheiro em novos brinquedos ou tempo valioso a criar algo muito elaborado! Quer seja pai ou terapeuta, o mais provável é que tenha os seguintes objetos algures em casa ou no local de trabalho.

Recorde-se que para qualquer jogo para socialização que está a apresentar à sua criança, é importante esperar por uma luz verde de interação do(a) seu(sua) filho(a). Há 4 tipos de luzes verdes que usamos no The Son-Rise Program:

1) contacto visual,

2) comunicação verbal/ sons tipo verbais,

3) contacto físico da sua criança,

4) a sua criança olhar para si e para o que está a fazer/olhar para os seus objetos enquanto se junta a si.

Nota: Não recomendamos a iniciação de nenhum jogo quando a sua criança está a mostrar uma luz vermelha (fazer atividades repetitivas – stimming: movimentos repetitivos). Este seria um momento para se juntar à atividade que ela está a fazer, fazendo o mesmo que a sua criança.

 

Ideias de Jogos

Roupas de Fio!

  • Corte diferentes pedaços de fio
  • Cole-os (com fita cola) às suas roupas
  • Criem um novo conjunto juntos
  • Quando o conjunto estiver feito, podem dançar à volta do quarto com as suas novas roupas!

Variações: façam diferentes roupas para os peluches no quarto – cantem uma canção enquanto fazem as roupas juntos, façam chapéus, luvas, sapatos, etc…

O que pode trabalhar com a sua criança?

Participação física: Quando a sua criança está motivada ao vê-lo(a) fazer as suas novas roupas, convide-o(a)a juntar-se a si, segurando no fio, cortando o fio ou colando o fio na roupa!

Contacto visual: Quando tiver o fio nas suas roupas, e tenha feito parte do conjunto, convide a sua criança a olhar para si enquanto dança à volta do quarto nas suas roupas novas engraçadas!

 

Palhinhas pirata!

  • Pegue numa palhinha
  • Finja que a palhinha é um telescópio pirata
  • Use o seu telescópio pirata para procurar o seu tesouro pirata no quarto onde está
  • As coisas de que estão à procura podem ser imaginárias, como por exemplo: “Ohhhhhhh olha o que encontrei debaixo da mesa, são umas cócegas gigantes!!!”

O que pode trabalhar com a sua criança?

Participação física: peça ajuda ao(à) seu(sua) filho(a) para procurar o tesouro pirata (a sua motivação), dê-lhe um telescópio e convide-o(a) a procurá-lo consigo. Se você deixar cair o telescópio, peça-lhe ajuda para o apanhar ou encontrá-lo!

Gestos Simples: peça à sua criança para apontar para onde pensa que está o próximo tesouro escondido!

 

Chapéu Mágico!

  • Pegue num chapéu da prateleira dos brinquedos
  • Coloque diferentes objetos que motivem a sua criança no chapéu (ex: bolas, penas, carros de brincar, …)
  • Abane a mão por cima do chapéu mágico enquanto diz palavras engraçadas, como Abracadabra
  • Use suspense à medida que vai retirando cada objeto lentamente do chapéu (ex: retire uma bola e depois atire-a para o outro lado do quarto).

Variações: a variação neste caso é a adição de novos objetos para o chapéu – como um chapéu cujo tema são animais, em que se enche o chapéu com diferentes animais de peluche, retirando-o enquanto faz diferentes sons de animais. Outra versão poderia ser a colocação de diferentes objetos sensoriais no chapéu, e estimular sensorialmente a sua criança de cada vez que passe a mão por cima do chapéu (ex: apertar uma buzina).

O que pode trabalhar com a sua criança?

Participação verbal: Peça à sua criança para dizer as palavras mágicas consigo, ou peça para dizer “Sai” para ajudar a sair o próximo item do chapéu.

Contacto visual para continuar com a brincadeira: tente dizer “olha para mim se queres que o próximo brinquedo mágico saia do chapéu”

Participação física: peça à sua criança para o(a) ajudar, passando a sua mão por cima do chapéu, ou dê-lhe uma varinha mágica (que pode ser simplesmente um marcador) para bater no chapéu!

 

Livro de Teatros!

  • Quando a sua criança pedir um livro da prateleira, abra uma página e encene uma passagem do livro.
  • Continue a passar as páginas do livro e a atuar as diferenças cenas.

Variações: Pode incluir fantoches ou bonecos que saiba que a sua criança gosta, atuando o livro com estas personagens diferentes. Tente usar vozes diferentes e variar o volume e tom da sua voz, podendo alterar a forma como age – levante-se e use o seu corpo de forma exagerada ou de forma tímida – e veja como a sua criança reage a cada atuação e depois faça mais atuações do estilo que ele(a) gosta.

O que pode trabalhar com a sua criança?

Participação física: convide a sua criança a levantar-se e a atuar as diferentes partes do livro consigo. Dê-lhe um papel simples no jogo, como segurar um adereço e depois abaná-lo, ou saltar para cima e para baixo.  Também pode convidá-lo(a) a passar as páginas do livro, enquanto você o(a) entretém.

Participação verbal: Faça a sua criança ler o livro em voz alta à medida que atua a história. Convide-o(a) a continuar a ler para ver mais partes do espetáculo.

Contacto visual: Peça à sua criança para olhar mais para si do que para o livro de atuações!

 

Sopa de Bolhas!

  • Faça uma sopa de bolhas soprando bolhas para um balde
  • Adicione outros ingredientes como vegetais a fingir, e adicione mais bolhas, e depois mais bolhas ainda
  • Sirva a sopa em duas malgas, uma para si e uma para a sua criança, e talvez mais uma para o ursinho de peluche, e depois finjam que estão a comê-la juntos, não se esquecendo de esfregar a sua barriga e de dizer: “Yum Yum”.
  • Variações: Convide muitos amigos diferentes (brinquedos de peluche) a juntarem-se a vocês a testar a sua sopa! Pode fazer ainda outros cozinhados como pão de bolhas, ou salada de bolhas, etc. Divirtam-se a criar uma refeição inteira com a ajuda de bolhas!

O que pode trabalhar com a sua criança?

Participação física: encoraje a sua criança a participar, pondo os vegetais a fingir numa malga, ou servindo a sopa nas malgas e fingindo que a come

Participação verbal: Peça à sua criança para participar verbalmente na interação, pedindo-lhe para dizer que vegetais se deve pôr na sopa.

 

Divirta-se a fazer estas brincadeira com a sua criança! 🙂

 

Escrito por: Becky Damgaard Son-Rise Program® Senior Teacher

Traduzido por: Ana Margarida Rodrigues Barbosa

Fonte: https://goo.gl/NEkrN8