Novas Comidas, Yummy Yummy :-)

Boa tarde,

Como muitos de vocês sabem, aqui no Centro de Tratamento do Autismo dos Estados Unidos da América, temos um programa chamado o The Son-Rise Program Intensive.  É um programa onde uma criança diagnosticada com autismo vem com os pais e ficam todos durante uma semana. Nós trabalhamos com a sua criança todos os dias usando os princípios do The Son-Rise Program. Ensinamos também os pais a trabalhar com os seus filhos através do programa, para ajudar o seu filho a crescer em todas as áreas de desenvolvimento social.

Enquanto a criança aqui está, ela normalmente faz coisas pela primeira vez, seja dizer coisas novas, ou dizer as primeiras palavras, prolongar o período da sua atenção interativa, ou mesmo abraçar os seus pais pela primeira vez.

Esta semana temos um rapaz adorável de 6 anos com cabelo loiro e encaracolado. Ele foi diagnosticado com autismo aos 2 anos.

Ele adora muitas coisas, particularmente ficar a olhar fixamente para as paredes, puxar os lábios da boca e rir enquanto corre à volta da sala.

Um dos seus desafios é comer comidas novas. Como muitas crianças com autismo, ele é um comedor exigente e esquisito com algumas comidas. Ele gosta apenas de salsichas de porco, gelado, refrigerantes, pipocas e vários sumos.

Temos vindo a trabalhar com ele durante três dias e a usar o nosso tempo a gostar dele, a juntarmo-nos a ele enquanto olha fixamente para as paredes, a puxar os nossos lábios enquanto ele puxa os dele e a celebrar cada passo que ele toma na nossa direção.

Ele hoje bebeu água pela primeira vez e comeu o seu primeiro mirtilo. Hurra!

Segunda-feira de manhã sugeri à sua querida mãe que puséssemos água na sala, em vez de refrigerantes. Ela respondeu ‘’Oh, nós não bebemos isso.’’ e depois parou por um momento e disse ‘’Mas sabe, eu nunca sequer experimentei.’’.

Colocamos a água na sala e encorajamo-lo a bebê-la com a energia e entusiasmo e hoje, apenas três dias depois, ele está a beber água e a gostar!

Se dá por si a pensar ‘’Oh, ele não vai fazer isto’’, no que diz respeito ao seu filho, então pense outra vez.

Se nunca der ao seu filho uma oportunidade para fazer algo que ele nunca tenha feito, então ele nunca irá estar disposto a tentar.

Como esta mãe tentou algo novo e insistiu em apresentá-lo, o seu filho irá desfrutar, para o resto da sua vida, dos benefícios saudáveis da água.

Da forma que a economia está, até será mais barato para a carteira.

Desfrute do seu tempo com as suas maravilhas crianças.

 

Traduzido por: Beatriz Freitas Sousa

Fonte: https://goo.gl/L2nQ7M