Papel da Alimentação

No Autism Treatment Center of America, nós acreditamos que o regime alimentar do seu filho tem um papel substancialmente importante para a sua saúde e bem-estar, no geral. Sentimos que é essencial realizar exames às crianças de forma a detetar algum tipo de reação a produtos alérgenos, como por exemplo, ao glúten, à caseína, ao milho ou à soja. Cremos ainda que é fundamental ter cuidado com a quantidade de açúcar que a criança consome no seu quotidiano alimentar.

Frequentemente, crianças que se encontram no espetro do autismo são muito seletivas no que toca à alimentação. Se o seu filho consome maioritariamente os alimentos alérgenos supracitados e açúcar, isso pode ser um sinal de que ele possa ser intolerante a esses mesmos alimentos que consome.

Se está determinado a alterar o tipo de alimentação do seu filho, eliminando o glúten, a caseína, o milho, a soja ou o açúcar, há que ter em consideração certos aspetos que podem ajudar a suavizar esta mudança:

Comece apenas quando tiver a certeza. Se estiver com dúvidas, a criança vai sentir e vai esperar até que você ceda e lhe dê a tão desejada bolacha de chocolate. É crucial que esteja preparado para ir até ao fim.
Investigue e aprenda você mesmo sobre outras alternativas alimentares para a sua criança. Existem diversas receitas online glúten e caseína free que pode aceder facilmente e gratuitamente.

Certifique-se de que não existe em casa alimentos que não quer que o seu filho consuma. As crianças são inteligentes e, se estiver em casa algum desses alimentos, eles vão encontrá-lo.

Explique-lhe o motivo pela qual está a mudar a sua dieta bem como os benefícios que advêm desta mudança. Faça isto mesmo que a sua criança tenha começado recentemente a falar. Acreditamos, sem dúvida alguma, que o seu filho percebe muito do que lhe transmite, mesmo que eles ainda não tenham capacidade para responder.

Tenha vários dos novos alimentos que pretende introduzir na dieta da criança disponíveis dentro da casa em taças. Desta forma, a criança irá habituar-se aos novos cheiros e ao aspeto visual desses alimentos e assim, pode facilmente pegar e comer caso esteja com fome.

Acredite que o seu filho irá comer estes novos alimentos deliciosos!

Com amor,
Kate Wilde

Fonte: https://goo.gl/xDc7Qp
Traduzido por: Rute Bessa