Iniciar e Desenvolver um jogo com a sua criança

Quero falar um pouco sobre iniciar e desenvolver um jogo para a sua criança com autismo. A forma como vejo isto é semelhante à maneira como cozinho. Sou do tipo de pessoa que gosta de adicionar várias coisas enquanto cozinho. Raramente sigo uma receita, eu improviso! Quando estou na sala de jogos do The Son-Rise Program e estou a brincar com uma criança, ou a interagir com um adolescente ou um adulto, faço o mesmo. Adiciono várias coisas para inovar na interação.

Quer praticar isto?

Estas ideias vão ser baseadas na aceitação/aprovação da nossa criança e não estarão focadas em mais nada neste momento. Elas não têm um objeto na mão delas elas não estão a saltitar na bola ou a subir um escorrega. Ao invés elas podem estar a atravessar a sala enquanto olham para si, ou você pode entrar na sala de jogos e elas prestam-lhe atenção talvez porque acabaram de fazer uma pausa de saltarem no trampolim e passam por si tocando no seu braço. Vou listar em baixo, 5 atos aleatórios que poderiam ser feitos quando a sua criança lhe mostra que está pronta para a interação (quando lhe dá um sinal verde). Muitas vezes quando efetuamos uma ação a nossa criança continua a fazer o que estava a fazer e depois o que deve fazer então? Bem, agora está na altura de continuar a adicionar ideias e começar a desenvolver o jogo.

Pratique você mesmo!

Tente adicionar 4 coisas novas a cada ação que desenvolveriam o jogo e o levariam em novas direções divertidas. Ao fazer isto irá trabalhar na capacidade interativa de atenção dda criança, de brincadeiras de imaginação e a sua espontaneidade e criatividade. Quando escrever quatro novas ideias para cada ação, continue a ler e veja que ideias novas lhe apresento. O objetivo não é usar as mesmas ideias que eu ou ter o mais perfeito e elaborado jogo do mundo, mas divertir-se e não julgar as suas ideias. É ser espontâneo e praticar ser dedicado e rápido.

Está preparado(a)?

  1. Grasne como um pato!
  2. Toque uma harmónica.
  3. Faça cócegas à criança.
  4. Atire uma bola ao ar e apanhe-a.

Já fez isso tudo? Aqui estão mais dicas…

  1. Grasne como um pato, dance pelo quarto, arranje um cobertor e finja que é um lago, chapinhe no lago, coma pão imaginário.
  2. Toque uma harmónica, faça uma pequena dança, sente-se no chão para brincar, levante-se para brincar, bata na parede como se fosse uma bateria enquanto brinca.
  3. Faça cócegas à criança, corra atrás dela e faça-lhes cócegas, faça-lhes cócegas com um fantoche, no nariz e nos pés, faça cócegas a si mesmo e caia a rir-se.
  4. Salte pelo quarto até chegar à sua criança, enquanto isso comece a cantarolar uma música de marcha, pegue numa boneca e faça a boneca saltar também para a parede e para a porta e convide a criança a saltar consigo.
  5. Atire uma boa ao ar e apanhe-a, pegue noutra bola e tente fazer malabarismo, atire a bola e tente apanhá-la com a sua cabeça, atire a bola e tentar saltar por cima dela, ponha-a entre os seus joelhos e tente correr pelo quarto.

Vê como é tão fácil? É como cozinhar! Divirta-se!

Becky

Traduzido por: Alessandra Alves

Fonte: https://blog.autismtreatmentcenter.org/2011/04/initiating-and-building-up-game-with.html