O que é o Período de Atenção Interativa?

Em termos simples, o período de atenção interativa refere-se à capacidade das nossas crianças estarem com outra pessoa durante um período de tempo (podem estar a olhar para nós, a rir para nós, a participar connosco, etc). O período de atenção interativa das nossas crianças pode variar desde apenas alguns segundos, a alguns minutos ou mais, dependendo se nos estão a dar sinais positivos ou negativos e na motivação que têm para aquilo que lhes oferecemos. Há muitas técnicas maravilhosas que ensinamos de forma a identificar os sinais positivos ou negativos das nossas crianças, e como expandir a duração do período de atenção interativa.

Uma forma é simplesmente entretê-los quando dão um sinal positivo. Há várias coisas que se pode fazer para entreter, mas vou partilhar uma simples. Torne-se no animal preferido da sua criança! Na semana passada estava a trabalhar na sala de brincar do The Son-Rise Program com um menino de 5 anos, e esta ideia resultou como um sonho. A certa altura, ele deu-me um olhar que durou alguns segundos. Então comecei a ladrar como um cão e coloquei-me de quatro, ele sorriu, comecei a uivar com as minhas “patas” da frente levantadas. Ele deu uma risadinha. Pavoneei-me em círculos como um cão entusiasmado para receber um osso, e ele olhou outra vez. Ele estava a interagir comigo e a dar-me sinais positivos consistentes. Eu arfei, rolei, persegui-o, sentei-me e supliquei e a parte de que ele gostou mais foi farejar o chão até chegar a ele e depois farejar a nuca dele de forma animada. Ele riu-se nessa parte! Fizemos este jogo 2-3 vezes até 12 minutos de uma vez.

Frequentemente achamos que precisamos de comprar o melhor brinquedo para os nossos filhos, ou das ideias mais criativas do mundo, mas este é um exemplo onde o mais simples é o melhor.

No The Son-Rise Program, encaramos o autismo como um desafio nas relações sociais. Assim, em vez de trabalhar em ensinar certos comportamentos às nossas crianças ou no foco num currículo académico, trabalhamos no cerne do desafio que elas enfrentam… INTERAÇÃO HUMANA.

Tradução: Adriana Peixoto

Fonte: https://blog.autismtreatmentcenter.org/2018/03/what-is-interactive-attention-span.html