Procurar

10 jogos divertidos para fazer com uma manta

23 de Março de 2015 – vencerautismo

Olá amigos praticantes do Son-Rise! As mantas são coisas maravilhosas para terem nos vossos playrooms. São bastante versáteis e prestam-se a muitos jogos diferentes.

No Autism Treatment Center of America quase sempre pomos mantas nos nossos playrooms, e eu muitas vezes recomendo-as às famílias em casa de quem faço outreaches aqui no Reino Unido.

Aqui fica uma sugestão – se está a querer pôr uma manta no playroom, tente encontrar uma de malha muito larga para que mesmo que o seu filho se esconda por baixo dela ainda assim consiga ver os olhos dele e aperceber-se das “luzes verdes” que ele lhe der. Também pode tentar usar tecido de sari, uma vez que é forte e durável, e normalmente bastante transparente.

Agora, aqui ficam 10 dos meus jogos com mantas em playroom experimentados e testados:

Passeios em Tapete Mágico:

Para trabalhar Palavras Soltas Claras, ou Frases Mais Compridas. Encoraje o seu filho a sentar-se sobre a manta e faça-o deslizar à volta do playroom. Uma vez que ele esteja altamente motivado, peça-lhe que diga a palavra “Volta” para continuarem o jogo. Para uma variação do jogo divertida, ou para uma criança com mais linguagem, finja que o Tapete Mágico voa para diferentes países e tenha uma atividade tonta para fazerem em cada país (p.ex., na Austrália anda-se de pernas para o ar, na Islândia tem-se arrepios muito fortes). Convide o seu filho a dizer-lhe para que país quer voar a seguir.

Hot Dog no Playroom!

Para trabalhar a Participação Verbal. Convide o seu filho a deitar-se no meio da manta e diga-lhe que vai transformá-lo no cachorro quente gigante! Pergunte ao seu filho quais são os condimentos que vão querer no cachorro quente e exagere os seus movimentos ao colocar cada um deles de uma forma engraçada (p.ex., grandes barulhos para o ketchup, cócegas para os pickles). Quando já estiverem todos os ingredientes no cachorro quente, embrulhe o seu filho na manta e finja que o come!

Para Baixo, Para Baixo, Para Baixo!

Para trabalhar Palavras Isoladas Claras e Contacto Visual. Muitas crianças adoram sentir a textura do tecido ao passar ao de leve sobre os seus corpos. Quando o seu filho está deitado, pegue na manta e deixe cair lentamente sobre o corpo dele, ao mesmo tempo que diz “Para Baixo”. Depois, puxe a manta de novo para cima e recomece. Uma vez que o seu filho esteja motivado, pode encorajá-lo a olhar para si para que a manta desça de novo, ou pode ajudá-lo a dizer as palavras “para baixo, para baixo”.

O Que é Que Está Por Baixo da Manta?

Para trabalhar a Participação Verbal, Fazer e Responder a Perguntas Simples. Escolha uma personagem que saiba que o seu filho adora. Esconda-a por baixo da manta e diga ao seu filho que se transformou em alguém diferente ali debaixo. Até pode fazer barulhos esquisitos e engraçados ou de animais se for apropriado ao que se tenha tornado. Encoraje o seu filho a fazer-lhe perguntas para descobrir em quem se transformou (p.ex., “Tens pelo?” “És do filme Toy Story?”) – você pode ter que dar o exemplo nalgumas perguntas iniciais. Quando ele tiver percebido, apareça de debaixo da manta e divirta-se a representar a personagem para o seu filho. Continuem a jogar cada um de sua vez por baixo da manta.

Espirros Tontos

Para trabalhar o Contacto Visual, Participação Física. Enfie a manta pela sua t-shirt abaixo! Sempre que o seu filho olhar para si, festeje-o e espirre de modo espalhafatoso, e ao mesmo tempo puxe um pouco da manta para for a da sua t-shirt. Continue a fazê-lo sempre que o seu filho olhar para si e até que tenha espirrado toda a manta e a atire para o outro lado do quarto! Como elemento adicional, pode pedir ao seu filho que vá buscar a manta para que recomece a brincadeira do princípio!

Brincar aos Foguetões!

Para trabalhar a Participação Física. Estenda a manta sobre o chão e diga ao seu filho que é um foguetão especial que precisa de ser arranjado para que possam voar até à lua! Tenha um par de asas de papel já cortado (ou peça ao seu filho que o ajude a fazê-las) e convide o seu filho a colá-las ao foguetão para que possa voar. Use uma garrafa de água pequena e diga ao seu filho que precisa de combustível e peça-lhe que encha o depósito usando a garrafa (vazia!). Agora podem voar até à lua! Deite o seu filho no meio da manta, embrulhe-o bem apertado, pegue na ponta juntamente com os pés dele e baloice-o à roda muito depressa! (Isto funciona melhor com crianças mais pequenas, embora possa girar crianças mais velhas no chão se elas gostarem).

Escondidas de Animais!

Para trabalhar a Participação Física. Esconda-se debaixo da manta e encoraje o seu filho a vir levantá-la. Quando ele o fizer, salte lá debaixo e faça um grande barulho de um animal! Repita o jogo saltando lá de baixo como diferentes animais de cada vez que o seu filho levantar a manta.

Super Abraços Apertados

Para trabalhar as Palavras Isoladas Claras. Muitas crianças adoram sentir pressão profunda sobre todo o seu corpo, e a manta é uma forma ótima de lhes fazer isso! Quando o seu filho lhe der uma “Luz Verde”, ofereça-se para o embrulhar na manta. Tente embrulhar todo o corpo dele o mais apertado possível (se ele gostar dessa sensação) – um pouco como se embrulha uma criança! Uma vez que o tenha feito, use a manta para apertar todo o corpo dele! Uma vez que o seu filho seja realmente motivado por isto, encoraje-o a dizer a palavra “Aperta” para receber mais apertões.

Crie uma Cena

Para trabalhar a Participação Verbal. Imprima personagens do livro/programa preferido do seu filho. Estenda uma manta no chão e utilize-a como fundo sobre o qual criará a sua própria cena, utilizando todas as imagens que tiver imprimido! Muito empolgado, diga ao seu filho que você pode inventar a sua própria história e comece a pôr algumas das personagens sobre a manta, ao mesmo tempo que inventa a sua história. Encoraje o seu filho a juntar-se  à brincadeira partilhando ideias para a história enquanto os dois constroem esta cena divertida!

Hora do Picnic!

Para trabalhar o Período de Atenção, Participação Física. Antes do seu filho entrar no playroom, esconda pelo quarto fora várias peças de um conjunto de chá de brincar. Estenda uma manta sobre o chão e diga ao seu filho que vão fazer um picnic com todos os vossos amigos do playroom! Juntos, peguem em todos os brinquedos e peluches favoritos dele e sentem-se sobre a manta quando, de repente, você se apercebe que as formigas traiçoeiras roubaram toda a vossa comida! Juntos terão que procurar pelo playroom até encontrarem todas as peças do conjunto de chá para poderem fazer o vosso picnic juntos.

Divirtam-se muitíssimo ao experimentarem estes jogos! Lembrem-se, a chave está em VOCÊ próprio se divertir enquanto brinca.
Sorrisos,
Jack

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Artigos relacionados

Como apresentar brincadeiras simbólicas?

1 de Novembro de 2013 – vencerautismo

Temas e atividades

1 de Novembro de 2013 – vencerautismo

Atividades de participação física

6 de Abril de 2015 – vencerautismo

Ideia de um jogo

6 de Abril de 2015 – vencerautismo

Como construir interação?

24 de Abril de 2015 – vencerautismo

Apostar na socialização

27 de Abril de 2015 – vencerautismo
Anterior
Seguinte

Eventos relacionados