A criança possui um discurso limitado ou não fala? Princípios do Método Son-Rise que pode começar a por já em prática.
Para que possa colocar de imediato em prática algumas das técnicas do Método Son-Rise deixamos-lhe alguns princípios que pode começar aplicar desde já com a sua criança.
Princípios orientadores:
Se ensinar que a linguagem é comunicar, (e que não é apenas sons que se memorizam e se repetem), vai mostrar à criança que existe razões para falar.
O nosso programa mostra que, ao encarar a linguagem como útil e divertida, a criança ficará motivada para a utilizar.
Aplicar os princípios:
Responda rapidamente aos sons que a sua criança emite. Quando a sua criança produz um som (mesmo quando não há a certeza que está a tentar falar), mova-se rapidamente e ofereça qualquer coisa, ainda que não sabendo o que está a pedir. Demonstre que a comunicação verbal faz com que as pessoas se movam. Mostre à sua criança que falar lhe dá poder.
Demonstre o poder da linguagem ensinando verbos de ação ou substantivos eficazes. (Por exemplo: se ensinar a palavra “subir”, pode levantar a sua criança ao utilizar esse verbo. Em contraste, se ensinar a palavra “mesa” não há nenhuma ação específica que possa utilizar em função desta palavra.
Substantivos eficazes poderão ser “bola” ou “chávena”, etc.)
Celebre cada tentativa de comunicação. Se a sua criança tentar dizer algo, aplauda e festeje vivamente!
Em suma, queremos que a criança se entusiasme e tente outra vez. Assim, encorajamos isto não celebrando apenas o sucesso, mas todo o esforço ao longo do percurso.