Uma forma fantástica e útil de ajudar as nossas crianças a serem mais flexíveis é criar ligações nas suas interações e a motivá-las para investirem mais nas suas relações é proporcionar-lhes participação física nas atividades!
Estas são algumas formas de trabalhar neste objetivo:
Jogo Físicos/sensoriais
Se a sua criança gosta de ver bolas de sabão, convide-a a mergulhar a varinha das bolas na água para si, e peça-lhe para rebentar cada uma das bolhas ou persegui-las pelo quarto fora. Mas se gosta de cócegas e corridas, finja cair para que ela possa ajudá-lo e você possa correr atrás dela e fazer-lhe cócegas de novo. No entanto, se a sua criança gosta do “aperta o pé” peça-lhe que lhe dê o pé de cada vez para um novo aperto. Mas, se gosta de andar às cavalitas invente uma “plataforma de lançamento” numa cadeira, para a qual ela tem de subir sempre que quiser uma boleia às suas cavalitas.
Jogos imaginativos
Se estão a brincar aos acampamentos, peça-lhe para a ajudar a acender a fogueira, para lhe segurar a lanterna ou montar a tenda. Contudo, se a brincadeira é na praia, ela pode pôr-lhe creme protetor a brincar nas suas costas, experimentar diferentes tipos de óculos de sol ou ir na nadar consigo no mar. Mas, se “estão” a cozinhar, a criança pode mexer a sopa, fazer de conta que a prova ou que põe manteiga no pão, etc.
Conversas
Se a sua criança gosta de lhe contar histórias repetidas de coisas que lhe aconteceram, levante-se e faça o teatro dessas situações, faça com ela o papel de diferentes pessoas e peça-lhe dicas para que ela a ajude a fazer bem o papel. Peça-lhes que segure num brinquedo ou algo que faça de microfone enquanto falam e que o segure para si quando você fala. Leve diferentes envelopes para o playroom com diferentes temas para falarem, façam turnos a fazer pequenos desenhos a partir do envelope.
Divirtam-se a participar fisicamente!