As nossas crianças no espectro do autismo dão-nos sinais de estarem prontas a interagir connosco – aqui no The Autism Treatment Center of America chamamos-lhes “Luzes Verdes de Interacção.” Elas acontecem quando a nossa criança olha para os seus olhos, ou fala consigo ou toca-lhe de algum modo, por exemplo encostando-se ao seu ombro ou sentando-se ao seu colo. Estes sinais mostram-nos que agora elas estão interessadas em nós e não nas suas brincadeiras isoladas.
O que é que faz uma vez que veja estas luzes verdes?
Antes de tudo dê os parabéns à criança (celebre/festeje) pela interacção que ele já está a conseguir ter consigo. Dê-lhe a saber com sinceridade como adora que olhe para os seus olhos, ou que lhe toque ou que fale consigo. Se a criança ainda estiver a olhar para si, ou a falar consigo, ou a tocar-lhe quando você termina de a celebrar, então actue.
Muitas vezes quando as nossas crianças estabelecem ligação, os pais fazem perguntas como forma de manter a interacção. Aqui no The Son-Rise Program®, achamos que uma pergunta pode acabar com a interacção, e sugerimos que, em vez disso, VOCÊ faça algo divertido ou constrangedor que possa ser divertido ou interessante para o seu filho. Desta forma o seu filho tem para onde se orientar que não requer que trabalhe.
O que é que pode fazer?
- Pode fazer uma dança tonta.
- Pode tocar um instrumento, como uma harmónica.
- Pode começar a fazer um desenho engraçado.
- Pode atirar uma bola ao ar e tentar apanhá-la com o pé.
- Pode começar a saltar no trampolim.
- Pode começar a cantar uma canção.
- Pode fazer uma bola de sabão.
- Pode contar uma história.
Não interessa o que é, o que interessa é que comece a fazer algo que o torne interessante aos olhos da sua criança. Algo que o convide a ficar mais um pouco consigo, a olhar para si, a falar consigo. A ideia não é pedir-lhe que faça nada no início, mas mostrar-lhe que tem algo divertido a oferecer.
Pergunte menos, faça mais. Divirtam-se com as vossas crianças! 🙂