Procurar

Porque aconselhamos que NÃO tragam crianças às nossas palestras sobre Autismo?

30 de Agosto de 2017 – vencerautismo

Já demos Palestras Gratuitas da Vencer Autismo para mais de 10.000 pessoas de norte a sul do país.  Na maior parte das vezes que tivemos crianças, tivemos que convidar os pais no meio da sessão para um deles sair. Pois a criança chorava ou fazia barulhos, ou pedia colo, etc.  Sendo um elemento de grande distração para os outros participantes.

Quando aconselhamos a não trazerem crianças, não é por não querer inclui-las.  É para garantir que os participantes aprendam o máximo possível para chegar a casa, à escola, ao consultório… e possam ser de maior utilidade possível para as suas crianças com Autismo.

As palestras são especificamente para pais, familiares e profissionais que lidam com Autismo (ou pessoas interessadas sobre o tema que queiram aprofundar mais conhecimentos sobre esta temática).

São gratuitas e têm uma duração mínima de 2 horas mais o tempo de perguntas e respostas.  Nota: ficamos sempre até a última pergunta ser respondida.

O conteúdo da palestra é muito prático.

O nosso objectivo é os participantes aprenderem como ajudar de forma mais eficaz as suas crianças e como lidar com situações típicas neste contexto.  O conteúdo da palestra não é dirigido a crianças (não conheço nenhuma criança que explique passo a passo aos pais/profissionais o que devem fazer para as ajudar a se acalmar, para controlar as birras,  etc.).

Queremos que os participantes possam absorver o máximo possível da palestra.

Assim, tentamos reduzir ao máximo qualquer distração que possa decorrer durante a mesma (basta uma pessoa entrar tarde na sala para as pessoas se distraírem do que está a ser falado em palco).  Uma criança que começa a ficar irrequieta distrai não só os outros participantes, mas também o próprio responsável pela criança.

Devido ao facto de queremos que os participantes possam absorver o máximo da sessão quanto possível, achamos que um pai que leva a sua criança dificilmente se vai poder concentrar no conteúdo da palestra.

Todos sabemos que a maior parte das crianças têm dificuldade em ficar sentadas durante mais de 2 horas num lugar onde não existe estímulo nenhum que seja motivador para elas.

Sempre que organizamos um evento, temos em atenção cada detalhe.

Só damos palestras em auditórios que têm sistema profissional de vídeo e som. Esforçamos-nos em fazer uma divulgação que chegue a todas as pessoas que convivem com o desafio do Autismo. Chegamos sempre 2 horas antes da palestra para garantir que tudo funciona na perfeição para que a experiência para todos seja a melhor possível, etc.

Da mesma forma que convidamos uma criança que faz barulho a sair da sala para não distrair o grupo, temos a atenção de não permitir barulho no corredor fora do auditório. Pedimos para todos desligarem o som dos telemóveis no início da palestra. Tentamos ter o número máximo possível de voluntários para ter um check-in o mais fluído possível…

Nós somos a favor da inclusão das crianças (com e sem autismo) na sociedade

Mas não devemos confundir o nosso desejo de uma sociedade justa e com igualdade de oportunidades para todos com uma inclusão em um contexto que não faz sentido.

Levaria o seu filho para uma entrevista de trabalho? Levaria para uma reunião importante de trabalho Existem outras iniciativas da Vencer Autismo adequadas às crianças, por exemplo o campo de férias, em que, não proibimos, mas também não aconselhamos a participação dos pais.  E por isso seriamos “não inclusivos” dos pais?

Nota final: Em nenhum momento proibimos aos participantes levarem as suas crianças. Aconselhamos, alertando assim para os pais serem conscientes – bem antes de irem à palestra – que no caso da sua criança interromper a sessão de forma a distrair os participantes, iremos pedir para sair da sala.  Acreditamos sinceramente que não traz vantagens ter uma criança numa das nossas palestras. Porque nem é motivador para as crianças… Nem permite os pais absorver a informação que pode ser determinante na ajuda do dia a dia com os seus filhos.

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Artigos relacionados

7 dicas para eventos familiares

10 de Julho de 2019 – vencerautismo

O porquê de as festas de aniversário não serem sempre divertidas

17 de Julho de 2019 – vencerautismo
Anterior
Seguinte

Eventos relacionados