“Como fazer meu filho com Asperger parar de tocar suas partes íntimas ou tirar o calção na piscina – que ele acha muito engraçado – ? Ele tem 7 anos”.
Tenho certeza que ele acha muito engraçado, pois certamente todos ao redor dele devem se iluminar como se fossem árvores de Natal quando faz isso! Algo assim, “Não, não, sobe o calção!”
E as pessoas vem do outro lado da piscina; todo um drama! Se ele quiser entretenimento, vai abaixar o calção. Primeira coisa a fazer, e eu não posso enfatizar isso o suficiente, trabalhe com ele em casa no quarto de brincar e esses comportamentos mudarão; seu filho vai entender que isso não se faz.
O fato é que ele não entende, ele não se importa, e está no mundo dele. Precisa ajudá-lo a aprofundar o entendimento de interação social, do que significa estar na piscina pública com outras pessoas. Leve-o à piscina quando não tiver ninguém lá e se ele repetir o comportamento, não faça drama.
Vá até lá, mas não diga, “Não faça isso!!!” Explique aos seus amigos. Às vezes, os pais sentem-se envergonhados e querem mostrar aos amigos que são bons pais e que podem controlar o filho, mas a criança não entende, ela acha engraçado pois todo mundo vem correndo. Explique aos seus amigos que seu filho talvez apresente esse comportamento e que uma reação mais dramática pode encorajá-lo, e que vocês querem evitar isso. Então vá até seu filho e calmamente diga,“Vamos subir seu calção”, não faça cena, e sigam brincando. Faça isso na piscina e trabalhem em casa.