Procurar

Dar explicações e previsibilidade

15 de Março de 2018 – vencerautismo

As explicações são a chave para abrir inúmeras portas de sucesso para o seu filho:

Antes de continuar a ler este artigo, demore algum tempo para refletir sobre a questão que estou prestes a lhe perguntar. Dê a essa questão uma consideração real e desafie-se a ser sincero e pensativo. Afinal, nunca há uma resposta certa ou errada, mas sempre há espaço para uma introspecção, crescimento e aprendizado mais profundo!

Então, aqui está a questão do dia: com que frequência pára e realmente explica as coisas ao seu filho no espectro do Autismo?

Esta questão aplica-se se o seu filho é totalmente verbal, se apenas usa sons, se é altamente interativos, ou muito exclusivo, de 2 anos ou 20 anos de idade. Porque, acreditamos que cada criança entende o que estamos a dizer. Acreditamos que eles estão absorver o mundo ao seu redor e que eles estão sempre a ouvir. Por isso, usamos o mesmo nível de sofisticação quando falamos com os nossos filhos todos os dias.

Agora, pode já acreditar que seu filho o entende, mas muitos pais ainda dão explicações rápidas ou nenhuma explicação, apesar de acreditarem que os seus filhos estão a ouvir.
Sabemos que as crianças ficam mais tranquilas e flexiveis apenas porque passaram a explicar-lhes mais o que ia acontecer.

Aqui estão alguns cenários, mas certamente não estão limitados apenas a estes exemplos, onde as explicações foram tão úteis para os nossos filhos. Espero que esteja inspirado a pensar em áreas na sua própria vida, onde explicações podem beneficiar o seu próprio filho!

As explicações criam um ambiente previsível para nossos filhos no espectro do autismo:

Qual explicação você acredita que criaria mais segurança e previsibilidade para você se você estivesse em um novo lugar pela primeira vez?

Aqui está uma possível explicação:

“Olá! Meu nome é Paula. Estou tão feliz que estejas aqui! A tua mãe e o teu pai estarão de volta às 13:30 e tu vais brincar com novos amigos até eles chegarem. Temos tudo o que precisas e vou estar sempre aqui para te ajudar “.

Eu apresentei-me, expressei o meu apreço e até deixei a criança saber o que está acontecer. Mas, a explicação acima não fornece aos nossos filhos uma compreensão do que realmente está acontecer. O que significa que não criamos um ambiente previsível para o nosso mais novo amigo se instalar.

Aqui está uma segunda explicação possível:

“Estou muito feliz por finalmente conhecer-te! Meu nome é Paula e eu estarei aqui na sala de brinacr contigo durante as próximas 2 horas. Eu sei que este é um lugar novo, e que podes querer saber o que está acontecer, então eu vou-te contar tudo o que sei. Antes de tudo, estou aqui para ajudar-te com qualquer coisa que precises, então, se tiveres sede, nós temos água na mesa, se estiveres com fome, nós temos um lanche na prateleira e, se precisares de ajuda na casa de banho eu também posso ajudar-te. Nós até temos brinquedos divertidos que se quiseres posso ir buscar para ti! Tenho também este horário para ti. Tem todos os nomes dos teus novos amigos, e vou deixá-lo aqui na parede para que saibas sempre o que está acontecer. No horário, até diz que tua mãe e o teu pai regressam às 13:30 e novamente às 15:30H”

Como pode imaginar, é mais provavel que o seu filho experimente uma sensação de controlo mais forte quando lhes damos todos os detalhes do que vai acontecer. Eles agora sabem o que está acontecer, eles percebem que a mãe e o pai vão realmente regressar, eles entendem que tudo o que precisam está naquela sala e que têm uma agenda para se lembrarem como será o dia deles. Por último, e o mais importante, eles conseguem ouvir um novo amigo respeitando-o.

Por último, e o mais importante…

Eles conseguem ouvir um novo amigo respeitando-os o suficiente para realmente falar com eles! Isso é definitivamente um bônus adicional! Sou o suficiente para falar com eles! Isso é definitivamente um bônus adicional!

As explicações ajudam a inspirar as crianças a usar formas mais claras de comunicação ao invés de chorar, lamentar ou curtir: muitas crianças aprendem desde uma idade precoce que as pessoas se movem rapidamente quando choram. Eles reuniram provas de que o mundo ao seu redor é responsivo e, de fato, fornece o que eles querem mais rápido quando atacam.

Mais uma vez, não importa a idade do seu filho, explique os benefícios de usar formas mais claras de comunicação ao interagir com o mundo ao seu redor. Aqui está uma possível explicação que você pode querer dar ao seu próprio filho se eles estiverem chorando, ou birra:

“É totalmente bom chorar, mas muitas pessoas no mundo ficarão confusas e não se sentirão limpas quando fizerem. Eu quero ajudá-lo a obter o que você quer das pessoas e eu tenho algumas maneiras que irão ajudá-lo muito mais do que chorar! Você pode pegar minha mão e me mover para o que você está tentando conseguir. Você pode fazer um som, ou pode usar suas palavras. Você pode até vir e se sentar comigo se você quiser apenas um abraço. Eu sempre quero ajudá-lo e assim fazer todos os seus amigos.

Se você está respondendo ao choro do seu filho, tudo bem. Mas, não há melhor momento do que agora para começar a explicar mais!

Explicações ajudam as crianças com mudanças e transições durante a sala de jogos: como alguns de vocês já sabem, muitos dos nossos filhos com autismo têm um desafio ao permitir mudanças nas rotinas diárias. Talvez seu filho queira usar a mesma camisa verde todos os dias, ou levar o mesmo helicóptero de brinquedo ao redor. Seu filho só pode querer beber do mesmo copo de princesa rosa, ou traga o mesmo bicho de pelúcia para a sala de jogos todas as manhãs. A linha inferior é que nossos filhos estão criando rotinas previsíveis para se sentir mais seguros em um mundo que pode sentir-se fora de controle para eles.

Explicar o que está acontecer, o que acontecerá ou o que acabou de acontecer é uma ótima maneira de apoiar a necessidade de previsibilidade do seu filho

Dando uma explicação detalhada antes da transição realmente acontecer, ajuda muitos as nossas crianças!

Dar tempo para explicar quando uma transição está prestes a acontecer, e dar tempo ao seu filho para processar essa mudança terá a chance de receber a mudança de braços abertos! As explicações ajudam as crianças a aceitar e aceitar com mais calma e facilidade limites :  no programa Son-Rise, uma das nossas intenções é dar aos nossos filhos o maior controle possível na sala de jogos. Queremos criar um ambiente sim para que eles possam fazer escolhas livres que se sintam bem com eles.

No entanto, há momentos em que os Facilitadores Infantis estabelecem certos limites na sala de jogos.

Nós estabelecemos limites em torno de 3 circunstâncias diferentes:

  1. Para manter nossos filhos seguros
  2. Para manter nossos próprios corpos seguros
  3. Para cuidar dos nossos bens. Por exemplo, não permitiremos que uma criança se sente em cima da nossa prateleira de sala de jogos porque eles podem cair e se machucar. Nós manteríamos uma bola de terapia em frente de nossos corpos se uma criança estivesse tentando morder nosso braço. Ou, podemos afastar os livros para essa sessão, se uma criança continuasse escrevendo, ou continuava a rasgar as páginas. No entanto, não estabelecemos esses limites sem dar explicações aos nossos filhos.
    Na verdade, nós realmente vimos que nossos filhos são muito mais receptivos e aceitam os limites quando explicamos por que está a ser pedido em primeiro lugar. Vamos ver o exemplo de uma criança arrancar páginas de um livro.
    Aqui está outra possível explicação que você pode dar:

“Eu quero cuidar dos nossos livros para que você possa continuar lendo e para que você continue gostando das fotos. Nós também temos outros amigos que podem querer lê-los mais tarde, então aqui está um pedaço de papel da nossa prateleira que você pode rasgar em vez disso. Eu acredito em você e eu sei que você vai me ajudar a cuidar dos nossos livros, então vá em frente e rasgue esse pedaço de papel branco tanto quanto você quiser também! Eu vou te dar o quanto você precisar!”

Todos podemos nos relacionar com querer saber por que as pessoas estão pedindo certas coisas de nós. O mesmo é verdade para os nossos filhos no espectro do autismo. Então, se você quer ajudar seu filho a escrever sobre papel em vez de nas paredes, explique porque e forneça a alternativa de papel. Você pode se surpreender com a forma como a sua explicação só vai ajudar!

Se a sua resposta à minha pergunta original foi, ou depois de uma reflexão posterior, é agora: “Não, eu na verdade não explico muito para o meu filho”, então desafie-se a fazer exatamente isso hoje!
Respire, diminua a velocidade e dê prioridade a falar realmente porque seu filho está ouvindo e isso ajudará absolutamente!

Autism Treatment Center of America

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Artigos relacionados

Lições sobre largar: nº2

1 de Novembro de 2013 – vencerautismo

Lições sobre largar: nº1

1 de Novembro de 2013 – vencerautismo

Como definir limites?

1 de Novembro de 2013 – vencerautismo

Tem receio da reação da sua criança?

21 de Março de 2016 – vencerautismo

Como estabelecer limites?

18 de Dezembro de 2017 – vencerautismo

Ajudar a criança a saber perder nos jogos

4 de Janeiro de 2018 – vencerautismo
Anterior
Seguinte

Eventos relacionados