Dicas para ajudar o/a teu/tua filho/a a comer vegetais:
- Gostar de vegetais. Porque se tu não gostares, como é que o/a teu/tua filho/a vai gostar?
- Mostra que gostas de vegetais, comendo-os em frente ao/à teu/tua filho/a. Então, come com satisfação, como se estivesses a comer o teu prato preferido. Enquanto o fazes, foca-te no quão benéfico comer vegetais é para ti e, nesta fase, não ofereças à criança. As crianças conseguem sentir uma ‘armadilha’, por isso é importante que gostes realmente de comer vegetais. Escolhe o que mais gostas. Se estiveres a forçar a situação, o/a teu/tua filho/a irá aperceber-se e afastar-se.
- Deixa tigelas com alimentos que queres que o/a teu/tua filho/a coma facilmente acessíveis, na divisão onde estás a trabalhar com ele/a. É importante que esta comida esteja acessível e que seja variada e abundante. Quanto mais familiar o/a teu/tua filho/a estiver com a comida, maior a probabilidade de a investigar.
- Apresenta os vegetais de formas diferentes. Por exemplo, a cenoura tem um sabor e um tato diferentes quando está crua ou quando está cozinhada. Podes amassar, refogar, ferver ou cortar em pedaços. Sê criativo/a quando cozinhas e apresenta o resultado final.
- Quando estiveres a trabalhar com o/a teu/tua filho/a, pára de vez em quando e saboreia algo das tigelas que deixaste previamente preparadas e disponíveis.
- Sempre que o/a teu/tua filho/a olhar para a tigela com comida, tocar na tigela/comida ou comer, celebra essa vitória.
- Se a comida que o/a teu/tua filho/a geralmente come (como batatas fritas, chocolate e bolachas) estão igualmente disponíveis, então obviamente ele/ela irá escolher essa opção, em detrimento da comida mais saudável. Por isso, é importante que apenas ofereças aquilo que queres que ele/ela coma. Se o/a teu/tua filho/a se enfartar de bolachas, não terá fome o suficiente para experimentar os alimentos novos.
- Sê persistente e aprecia o processo de oferecer novas comidas.
Fonte: https://goo.gl/PBmFGQ
Traduzido por: Inês Gonçalves