Se estás à procura da ideia para o jogo perfeito, então não procures mais. Este artigo vai dar-te ideias de como tornar objetos simples do dia-a-dia em jogos interativos com a tua criança. Não há necessidade de gastar muito dinheiro em novos brinquedos ou tempo valioso a criar algo muito elaborado! Quer sejas pai/mãe ou terapeuta, o mais provável é que tenhas os seguintes objetos algures em casa ou no local de trabalho.
Recorda que para qualquer jogo de socialização que apresentes à tua criança, é importante, primeiro, esperares por uma luz verde de interação do/a teu/tua filho/a.
Há 4 tipos de luzes verdes que usamos no The Son-Rise Program:
- contacto visual,
- comunicação verbal/ sons comunicacionais,
- contacto físico por parte da criança,
- a criança olhar para ti e para o que estás a fazer/olhar para os teus objetos enquanto se junta a ti.
Não recomendamos a iniciação de nenhuma atividade quando a criança está a mostrar uma luz vermelha (fazer atividades repetitivas e exclusivas – estereotipias). Esse é um momento para te juntares à atividade que ela está a fazer, fazendo a mesma coisa.
Ideias de Jogos
Roupas de Fio!
- Corta diferentes pedaços de fio
- Cola-os (com fita cola) às tuas roupas
- Criem um novo conjunto de roupa juntos
- Quando o conjunto estiver pronto, podem dançar à volta do quarto com as vossas novas roupas!
Variações: façam diferentes roupas para os peluches do quarto – cantem uma canção enquanto fazem as roupas juntos, façam chapéus, luvas, sapatos, etc…
O que pode trabalhar com a criança:
- Participação física: Quando a criança estiver motivada ao ver-te fazer as tuas novas roupas, convida-a a juntar-se a ti, segurando no fio, cortando ou colando-o na roupa!
- Contacto visual: Quando tiveres o fio na roupa e já tenhas feito parte do conjunto, convida a criança a olhar para ti, enquanto danças à volta do quarto com as novas roupas engraçadas!
Palhinhas pirata!
- Pega numa palhinha
- Finge que a palhinha é um telescópio de pirata
- Usa o teu telescópio de pirata para procurar o tesouro
- As coisas de que estão à procura podem ser imaginárias, como por exemplo: “Ohhhhhhh olha o que encontrei debaixo da mesa, são umas cócegas gigantes!!!”
O que podes trabalhar com a criança:
- Participação física: pede ajuda à criança para procurar o tesouro (a sua motivação), dá-lhe um telescópio e convida-a a procurá-lo contigo. Se deixares cair o telescópio, pede-lhe ajuda para o apanhar ou encontrá-lo!
- Gestos Simples: pede à criança para apontar para onde ela acha que está o próximo tesouro escondido!
Chapéu Mágico!
- Pega num chapéu da prateleira dos brinquedos
- Coloca diferentes objetos que motivem a criança no chapéu (por exemplo, bolas, penas, carros de brincar, etc)
- Abana a mão por cima do chapéu mágico enquanto dizes palavras engraçadas, como “Abracadabra”
- Usa suspense à medida que vais retirando cada objeto lentamente do chapéu (por exemplo, retire uma bola e depois atire-a para o outro lado do quarto).
Variações: a variação neste caso é acrescentar novos objetos no chapéu – como, por exemplo, um chapéu com o tema dos animais, em que se enche o chapéu com diferentes animais, e vamos retirando um a um, fazendo o som dos diferentes animais. Outra versão poderia ser a colocação de diferentes objetos sensoriais no chapéu, e oferecer um estímulo sensorial à criança de cada vez que passe a mão por cima do chapéu (por exemplo, apertar uma buzina).
O que podes trabalhar com a criança:
- Participação verbal: Pede à criança para dizer as palavras mágicas contigo, ou pede para dizer “Sai” para ajudar a sair o próximo item do chapéu.
- Contacto visual para continuar com a brincadeira: tenta dizer “olha para mim se queres que o próximo brinquedo mágico saia do chapéu”
- Participação física: pede à criança para te ajudar, passando a mão por cima do chapéu, ou dá-lhe uma varinha mágica (que pode ser simplesmente um marcador, por exemplo) para bater no chapéu!
Livro de Teatros!
- Quando a criança pedir um livro da prateleira, abre uma página e encena uma passagem do livro.
- Continua a passar as páginas do livro e a atuar as diferenças cenas.
Variações: Podes incluir fantoches ou bonecos que saibas que a criança gosta, fazendo a encenação do livro com estas personagens diferentes. Tenta usar vozes diferentes e variar o volume e tom da tua voz, também podes variar a forma como mexes o corpo – levanta-te e faz movimentos grandes ou muito pequenos com o corpo – e vê como a criança reage a cada atuação e depois faz mais encenações do estilo que ela gosta.
O que podes trabalhar com a criança:
- Participação física: convida a criança a levantar-se e a encenar as diferentes partes do livro contigo. Dá-lhe um papel simples no jogo, como, por exemplo, segurar um adereço e depois abaná-lo, ou saltar para cima e para baixo. Também podes convidá-la a passar as páginas do livro, enquanto tu a entreténs.
- Participação verbal: convida a criança a ler o livro em voz alta à medida que encenas a história. Convida-a a continuar a ler para ver mais partes do espetáculo.
- Contacto visual: Pede à criança para olhar mais para ti para ter mais encenações do livro!
Sopa de Bolhas!
- Faz uma sopa de bolhas, soprando bolhas para um balde
- Adiciona outros ingredientes como vegetais a fingir, e adicione mais bolhas, e depois mais bolhas ainda
- Serve a sopa em duas tigelas, uma para ti e uma para a criança, e talvez mais uma para o ursinho de peluche, e depois finjam que estão a comê-la juntos, mas não te esqueças de esfregar a barriga e de dizer: “Yum Yum”.
Variações: Convida muitos amigos diferentes (brinquedos de peluche) a juntarem-se a vocês e experimentarem a tua sopa! Podes fazer ainda outros cozinhados como pão de bolhas, ou salada de bolhas, etc. Divirtam-se a criar uma refeição inteira com a ajuda de bolhas!
O que pode trabalhar com a sua criança:
- Participação física: encoraja a criança a participar, pondo os vegetais a fingir numa tigela, ou servindo a sopa nas tigelas e fingindo que a come
- Participação verbal: convida a criança a participar verbalmente na interação, pedindo-lhe para dizer que vegetais se deve pôr na sopa.
Diverte-te a fazer estas brincadeira com a criança! 🙂
Escrito por: Becky Damgaard Son-Rise Program® Senior Teacher
Fonte: https://goo.gl/NEkrN8
Traduzido por: Ana Margarida Rodrigues Barbosa