Procurar

Arteterapia e Autismo

22 de Fevereiro de 2019 – vencerautismo

De que modo é que a Arteterapia ajuda pessoas com autismo?

Uma maneira, sem riscos, de ajudar a sua criança a lidar com as suas emoções.

De acordo com a American Art Therapy Association, “Arteterapia é uma profissão que utiliza o processo criativo de fazer arte para melhorar e reforçar o bem-estar físico, mental e emocional de indivíduos de todas as idades. Baseia-se na crença de que o processo criativo envolvido na autoexpressão artística ajuda as pessoas a resolver conflitos e problemas, desenvolver habilidades interpessoais, controlar o comportamento, reduzir o stress, aumentar a autoestima e a autoconsciência, além de obter conhecimento.”

Não há só uma maneira de oferecer arteterapia. Por isso, pode parecer muito diferente quando praticado por e com indivíduos diferentes. Pode ser natural ou estruturado, aberto ou orientado para objetivos. Para crianças e adultos com autismo, pode ser uma excelente maneira de abrir portas para a autoexpressão e envolvimento.

Porque usar Arteterapia para trabalhar os desafios do Autismo?

Uma das características da perturbação do autismo é a dificuldade com a comunicação verbal e social. Em certos casos, as pessoas com autismo são literalmente não verbais e incapazes de usar a fala para comunicar. Noutros casos, têm dificuldade em processar a linguagem e a transformá-la numa conversa fácil e estável. As pessoas com autismo também podem ter dificuldades em ler expressão facial e linguagem corporal. Desta forma, podem ter dificuldades em distinguir uma piada de uma frase normal ou sarcasmo da sinceridade.

Por outro lado, muitas pessoas com autismo têm uma capacidade extraordinária de pensar visualmente “em imagens”. Muitas podem colocar essa capacidade a bom uso, no processamento de memórias, gravação de imagens e informações visuais, e na expressão de ideias, através de desenhos ou outros meios artísticos. A arte é uma forma de expressão que requer pouca ou nenhuma interação verbal, que pode abrir portas para a comunicação.

Assim, assume-se, muitas vezes, que uma pessoa não verbal ou com poucas capacidades verbais é incompetente noutras áreas. Como consequência, pessoas no espectro do autismo podem não ter acesso a oportunidades para usar meios artísticos ou encontrar muitos desafios (em aulas com muitos alunos, por exemplo). A arteterapia oferece uma oportunidade para os terapeutas trabalharem individualmente com os indivíduos no espectro do autismo, para construir uma ampla gama de competências, de uma maneira que pode ser mais confortável (e, portanto, mais eficaz) do que a língua falada.

De que modo é a que a arteterapia é diferente das aulas de arte?

A arterapia é uma ferramenta para ajudar pessoas a aceder às suas emoções. Por outro lado, aulas de arte têm como objetivo dar instruções sobre como alcançar efeitos ou objetivos artísticos específicos. Apesar de aulas de arte poderem ser apropriadas para indivíduos com autismo, elas não substituem a terapia.

O que os terapeutas através da arte fazem pelas pessoas com Autismo?

A pesquisa é um pouco vaga em relação ao impacto da arteterapia em pessoas com autismo. A literatura consiste principalmente em estudos de caso e artigos que descrevem o impacto observado dos programas de arteterapia. Alguns dos artigos escritos e apresentados sobre o assunto, no entanto, sugerem que a arteterapia pode fazer a diferença. Em certos casos, abriu um mundo inteiro de oportunidades para um indivíduo com autismo que tem um talento artístico. Noutros casos, criou uma oportunidade única para ligação pessoal.

Outros possíveis resultados incluem:

  • Melhor capacidade de imaginar e pensar simbolicamente
  • Melhor capacidade de reconhecer e responder às expressões faciais
  • Melhor capacidade de controlar desafios sensoriais
  • Melhor capacidade de coordenações motoras finas

Como encontrar e selecionar um terapeuta através da arte?

Os terapeutas através da arte qualificados possuem um mestrado e são certificados pelo Conselho de Credenciais de Arteterapia. Nem todos os terapeutas qualificados, no entanto, têm experiência a trabalhar com pessoas no espectro do autismo. Muitos especializam-se em trabalhar, por exemplo, com vítimas de trauma, indivíduos com doenças mentais, etc.

Quando encontrar um terapeuta, entre em contacto para saber que experiência tem com perturbações do espetro do autismo. Apesar de o critério de ter muita experiência não seja obrigatório, é muito importante que o terapeuta escolhido entenda as questões específicas, os desafios e os pontos fortes associados ao autismo. É essencial saber que a arteterapia não é apenas para crianças pequenas, ou mesmo para crianças em geral. A sua utilidade foi estabelecida para pessoas de todas as idades, incluindo adultos

Fonte: https://goo.gl/WswkVQ

Traduzido por: Mónica Santos

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Artigos relacionados

Os pais são o melhor apoio da criança

27 de Abril de 2015 – vencerautismo

O que é o Neurofeedback?

20 de Dezembro de 2017 – vencerautismo

Terapia LEGO para crianças com autismo

22 de Fevereiro de 2019 – vencerautismo

Fisioterapia & Autismo

22 de Fevereiro de 2019 – vencerautismo

Brincar enquanto trabalhamos desafios

1 de Março de 2019 – vencerautismo

Autismo e Terapias

20 de Janeiro de 2021 – vencerautismo
Anterior
Seguinte

Eventos relacionados