Um guia para planear as férias com o seu filho

 

Gostaria de passar esta época de férias com mais conforto e facilidade? Queremos ajudá-lo a conseguir isso. Abaixo, apresentamos algumas etapas que o ajudarão a criar uma experiência divertida, descontraída e especial para si, para o seu filho lindo e para toda a sua família.

 

1) Permita que o seu filho cuide de si próprio.

Permita que seu filho cuide de si mesmo. As nossas crianças envolvem-se em muitos tipos diferentes de comportamentos repetitivos durante o dia. Alinhar brinquedos, fazer perguntas repetitivas ou bater as mãos, por exemplo. Eles estão a criar uma experiência reconfortante, calmante e previsível dentro de si mesmos quando fazem isto, o que realmente os ajuda a lidar com os seus mundos imprevisíveis.

Permitir que o seu filho faça isto em vez de interrompê-lo é-lhe extremamente favorável. A melhor maneira de permitir e abraçar isto é juntar-se a essas atividades, fazendo a mesma coisa ao lado delas. Isto não só reduzirá o stress para ambos, mas também será uma maneira incrível de se relacionar ele. Quanto mais forte o vínculo, mais relaxado e confiante o seu filho será.

 

2) Dê mais explicações ao seu filho.

Todos nós nos sentimos mais relaxados quando temos uma sensação de controlo. Uma maneira maravilhosa de ajudar o seu filho a ter mais controlo sobre as férias é avisá-lo com antecedência se estiver a planear uma viagem ou evento especial. Muitas vezes, envolvemo-nos na organização da viagem ou do evento e ignoramos o facto de que os nossos filhos também vão participar!

Dar explicações detalhadas sobre como será o evento, quem estará lá e por que será divertido para eles, será o seu melhor amigo durante a sua jornada de autismo com o seu filho. Os nossos filhos entendem muito mais do que aquilo que pensamos e queremos que eles se sintam preparados e saibam o que esperar.

 

3) Comunique com a sua família e amigos.

Se estiver a planear fazer uma grande reunião ou ir para casa de um membro da família durante as férias, lembre-se de que eles não conhecem o seu filho tão bem quanto você. Eles podem não saber como vos dar apoio aos dois. Por exemplo, informe-os, com antecedência, de que o seu filho pode fazer a mesma pergunta várias vezes.

Eduque-os, se ele for sensível a sons e cheiros específicos. As pessoas querem saber como ser úteis, mas simplesmente não sabem como fazê-lo. Ajude-os a ajudar o seu filho.

 

4) Crie um espaço para onde o seu filho possa ir para ter algum tempo extra de inatividade.

Os nossos filhos prosperam quando têm um ambiente calmo e sem distrações para onde se deslocarem quando há estimulação em excesso (por exemplo, pessoas, música, bebés a chorar etc.). Se decidir passar as férias em casa, ou for para casa de outra pessoa, tente criar uma área tranquila ou um quarto onde o seu filho se possa refugiar quando precisar de algum espaço. Isto permitirá que ele acalme o seu sistema nervoso, e pode até mesmo ser um lugar onde possa aplicar algumas das técnicas do Programa Son-Rise com eles. Leve-os a esta sala periodicamente, durante o dia.

 

5) Cuide do sistema interno do seu filho, tanto quanto possível.

Sim, as férias podem vir com toda uma gama de misturas de trigo e laticínios, com todos os tipos de açúcar. Eu sei que é tentador dar esses alimentos ao seu filho, mas se tem trabalhado arduamente para ajudá-lo com uma dieta especial para o autismo, considere isto: nenhuma quantidade de felicidade a curto prazo vale a pena, se houver reação a esses alimentos. Pense na dor de estômago, birra ou colapso que se seguirá. Descobrimos que os pais têm sucesso quando trazem seus próprios snacks.

 

6) O poder de celebrar o seu filho.

Somos tão conscientes e focados no que os nossos filhos “não deveriam” estar a fazer (por exemplo, ser inflexível, bater, tocar em coisas que não lhes pertencem, etc.), que tendemos a reagir em grande medida a esses comportamentos. Em vez disso, vamos concentrar-nos em reagir ao que queremos deles. Isso encoraja-os a saber o que fazer. Por exemplo, celebre-os quando eles são flexíveis, anime-os quando eles são gentis, diga-lhes o quanto ama a sua bela aparência, para que eles saibam onde colocar a sua energia e possam experienciar uma sensação de sucesso.

Enviamos-lhe muitas bênçãos e felicidades. Aproveitem o vosso tempo com as vossas maravilhosas famílias.

 

Becky Damgaard. Professora Sénior do Programa Son-Rise

 

Fonte: https://goo.gl/efmA5F

Traduzido por: Sara Pereira