Quero falar um pouco sobre iniciar e desenvolver um jogo para a sua criança com autismo. A forma como vejo isto é semelhante à maneira como cozinho. Sou do tipo de pessoa que gosta de adicionar várias coisas enquanto cozinho. Raramente sigo uma receita, eu improviso! Quando estou com uma criança, ou a interagir com um adolescente ou um adulto, faço o mesmo. Adiciono várias coisas para inovar na interação.
Quer praticar isto?
Estas ideias vão ser baseadas na aceitação/aprovação da nossa criança e não estarão focadas em mais nada neste momento.
Elas não têm um objeto na mão delas elas não estão a saltitar na bola ou a subir um escorrega. Ao invés elas podem estar a atravessar a sala enquanto olham para si, ou você pode entrar na sala de jogos e elas prestam-lhe atenção talvez porque acabaram de fazer uma pausa de saltarem no trampolim e passam por si tocando no seu braço.
Vou listar em baixo, 5 atos aleatórios que poderiam ser feitos quando a sua criança lhe mostra que está pronta para a interação (quando lhe dá um sinal verde). Muitas vezes quando efetuamos uma ação a nossa criança continua a fazer o que estava a fazer e depois o que deve fazer então? Bem, agora está na altura de continuar a adicionar ideias e começar a desenvolver o jogo.
Pratique você mesmo!
Tente adicionar 4 coisas novas a cada ação que desenvolveriam o jogo e o levariam em novas direções divertidas. Ao fazer isto irá trabalhar na capacidade interativa de atenção dda criança, de brincadeiras de imaginação e a sua espontaneidade e criatividade. Quando escrever quatro novas ideias para cada ação, continue a ler e veja que ideias novas lhe apresento. O objetivo não é usar as mesmas ideias que eu ou ter o mais perfeito e elaborado jogo do mundo, mas divertir-se e não julgar as suas ideias. É ser espontâneo e praticar ser dedicado e rápido.
Está preparado(a)?
- Grasne como um pato!
- Toque uma harmónica.
- Faça cócegas à criança.
- Atire uma bola ao ar e apanhe-a.
Já fez isso tudo?
Aqui estão mais dicas…
- Grasne como um pato, dance pelo quarto, arranje um cobertor e finja que é um lago, chapinhe no lago, coma pão imaginário.
- Toque uma harmónica, faça uma pequena dança, sente-se no chão para brincar, levante-se para brincar, bata na parede como se fosse uma bateria enquanto brinca.
- Faça cócegas à criança, corra atrás dela e faça-lhes cócegas, faça-lhes cócegas com um fantoche, no nariz e nos pés, faça cócegas a si mesmo e caia a rir-se.
- Salte pelo quarto até chegar à sua criança, enquanto isso comece a cantarolar uma música de marcha, pegue numa boneca e faça a boneca saltar também para a parede e para a porta e convide a criança a saltar consigo.
- Atire uma boa ao ar e apanhe-a, pegue noutra bola e tente fazer malabarismo, atire a bola e tente apanhá-la com a sua cabeça, atire a bola e tentar saltar por cima dela, ponha-a entre os seus joelhos e tente correr pelo quarto.
Vê como é tão fácil? É como cozinhar! Divirta-se!
Becky
Traduzido por: Alessandra Alves
Artigo original aqui