Antes de começares esta nova aventura, toma o teu tempo, tem em atenção os seguintes aspectos e, quando te sentires pronto/a, avança!
- Em primeiro lugar, consulta um médico especialista em autismo e nutrição para perceber se a criança tem intolerância e/ou sensibilidades alimentares.
- Considera retirar da ementa alimentos com glúten, caseína, soja e açúcares. Mas não te esqueças de usar substitutos, por exemplo, em vez de massa, utilizar massa sem glúten.
- Pesquisa diferentes abordagens. As mais comuns são: dieta sem glúten e sem caseína (GFCF) e a dieta da síndrome do intestino e psicologia (GAPS).
- Prepara-te. Se escolheste uma abordagem na qual confias, então informa-te de todos os alimentos que a criança pode comer e prepara a tua cozinha. Recheia a cozinha de alimentos permitidos e, por outro lado, faz desaparecer todos os alimentos que a criança não pode comer. Explica, com calma, à criança, como é que funciona esta nova alimentação e porque será boa para ela.
- Tenta ter comida o mais natural e biológica possível, evitando, assim, todo o tipo de comida processada e embalada.
- Dá controlo sempre que introduzires novos alimentos. Ou seja, não forces a abordagem, mas sim oferece tempo e espaço à criança. Deixa-a explorar, mexer, cheirar, mesmo que inicialmente rejeite comer o alimento.
- Ama os novos alimentos! Modela o comportamento que queres que a criança tenha. Sê super entusiasta na introdução de novos alimentos e mostra à criança como os alimentos são deliciosos. Por exemplo, apresenta brócolos de forma divertida, da mesma forma que apresentarias um gelado.
- Não sejas invasivo/a quando apresentares novos alimentos. Pelo contrário, apresenta-os descontraidamente e acredita que, com tempo, a criança vai experimentar.
- Deixa os novos alimentos disponíveis e de fácil acesso.
- Sê criativo/a quando ofereceres novas comidas. Assim, experimenta várias formas de apresentar a comida e de a dares à criança. Pode apresentar a comida no prato em forma de cara, ou animais, ou formas, o que quer que a criança. Também podes podes fazer gelados e batidos, com os novos alimentos.
- Leva os novos alimentos para as brincadeiras com a criança. Assim tens os alimentos presentes em momentos descontraídos e divertidos.
- Diverte-te e relaxa no processo.