Formas de tornar a sanita divertida para a sua criança!

No espetro do autismo, quando recorremos às motivações da criança ou quando tornamos a experiência de aprendizagem mais motivadora para ela, mais fácil é trabalhar com ela os seus desafios e maiores são as probabilidades de ela entrar e alinhar naquilo que lhe estamos a pedir.

Desta forma, deixamos algumas dicas, de como poderão tornar o espaço da casa de banho e a sanita mais motivador para a criança, para ela começar a usá-la de forma consistente:

  • Se a criança gosta de animais pode colar autocolantes de animais na sanita e pode decorar à volta como se fosse uma floresta, ou um oceano, ou uma selva… Pode pedir à criança para participar desse processo de decoração consigo, explicando que como ela está super crescida chegou o super momento de ela começar a usar a sanita e que nesse sentido vão juntos decorá-la. A ida à casa de banho pode ser o momento em que se tornam Exploradores e vão explorar o mundo dos animais. Leve chapéus de explorador, lupa, óculos, máquina fotográfica..
  • Se a criança gosta de brincadeiras mais físicas, como girar/saltar, pode levá-la até à casa de banho como se fosse um avião e a chegada à sanita pode ser a pista de aterragem. No caminho pode colocar uma pista feita com fita preta e com luzes de lado a indicar o caminho que têm de percorrer. Pode tornar a viagem divertida com algumas curvas e contra curvas ou alguma turbulência pelo caminho. Podem colocar capacete de piloto (pode ser imaginário) e cinto de segurança (também imaginário).
  • Se a criança gosta de carros pode criar uma estrada até à casa de banho ou uma pista de comboios. Pode usar os carros ou os comboios para fazerem os dois uma corrida e quando chegam à sanita deixam cair uma carga na sanita.
  • Se a sua criança gosta de controlar, pode decorar a sanita como se fosse um torno e pode criar uma coroa especial para usar quando se sentar no trono/sanita.
  • Se a sua criança adora planetas, pode fazer a viagem aos vários planetas colocando os mesmo no chão e saltitando de planeta em planeta e cada um pode ter uma característica específica (consoante as motivações da criança). Por exemplo Marte pode ser o planeta das cócegas, quando aterraram lá recebem muitaaaas cócegas. Saturno pode ser o planeta da língua inventada e pode começar a falar numa língua que não existe com sons engraçados e expressões faciais e corporais mais exageradas. A sanita pode ser o último planeta que vão visitar e onde podem descansar uns minutos, convidando a criança a sentar-se.
  • Se a sua criança gosta de música crie uma música específica para quando vão à casa de banho e lá façam um concerto.
  • Se a sua criança gosta de festas, faça uma festa na casa de banho. Leve balões, confetis, bonecos que ela goste para se juntarem todos à festa.
  • Se a sua criança é pequena, pode começar com o penico na casa de banho, ou com um degrau de apoio para subir e um assento para ser mais fácil permanecer sentada.
  • Modele o comportamento que gostaria de ver na criança com as suas personagens favoritas. Pegue no Mickey e dê-lhe boleia até à casa de banho para sair na Estação Sanita e entregar o seu xixi e cocó. Se vir que a criança está motivada ou está a entrar na brincadeira de levar o peluche, ofereça-lhe a ela também boleia para ver se aceita.
  • Escolha uma das motivações da sua criança e torne a sanita por exemplo na Sanita de Cócegas ou Sanita das Bolas de Sabão e sempre que a sua criança se sentar ou a usar, dê-lhe essa motivação para ela perceber que estar perto da sanita ativa as ações motivadoras que gosta.
  • No caso dos rapazes e se gostarem deste tipo de brincadeiras, coloque por exemplo cereais na sanita e incentive a sua criança a acertar com xixi nos cereais e a marcar pontos. Pode ter uma tabela ao lado e irem juntos contando quantos pontos conseguiu. Faça como se estivesse num jogo de futebol e faça de claque, torça pela sua criança, incentive a continuar, vá celebrando e contabilizando os pontos de forma entusiasmada. Pode colocar uma escala de lado que vai preenchendo com cor e que quando chega ao topo “arrebenta com a escala” (quando a criança termina de fazer xixi) e celebre imenso. Pode até oferecer um troféu de melhor jogador!
  • Celebre cada tentativa de aproximação, celebre cada vez que a criança se sentar ou usar a sanita. Queremos-lhe mostrar como usar a sanita pode ser um processo divertido e queremos também que sintam que estão a ter sucesso no que estão a fazer.

Todas estas ideias podem ser ajustadas à motivação da sua criança. Pode usar caminhos com números, letras, bolas… Pode colar autocolantes das suas personagens favoritas… Pode ainda colocar uma prateleira perto da sanita com as suas principais motivações para as ter perto dela quando usa a casa de banho.

Vá experimentando situações diferentes e formas diferentes e veja o que funciona melhor com a sua criança. Veja de que forma o ato de sentar e usar a sanita será mais confortável e fácil para a sua criança.

Ao longo do processo dê controlo total à sua criança. Sempre que ela lhe comunicar que não quer ou resistir, celebre o facto de o estar a comunicar e coloque o pedido ou solicitação em pausa. Não queremos insistir mas queremos ser persistentes, mas sem sermos chatos e controladores. Continue a oferecer formas diferentes e engraçadas para a criança usar a casa de banho.

Todo este caminho é um processo… Dê tempo à sua criança e acredite que irá acontecer quando ela estiver preparada! 🙂