Procurar

Usar a sanita pode ser divertido!

11 de Fevereiro de 2020 – vencerautismo

Quando recorremos às motivações da pessoa ou quando procuramos tornar a experiência de aprendizagem mais motivadora para a pessoa com autismo, mais fácil é trabalhar com ela os seus desafios. Além disso, maiores são as probabilidades de a pessoa entrar e alinhar naquilo que lhe estamos a pedir.

Desta forma, deixamos-te  algumas dicas, de como poderás tornar o espaço da casa de banho e a sanita mais interessantes e divertidos, usando diferentes motivações:

1.Animais

Se a pessoa com autismo gosta de animais, podes colar autocolantes de animais na sanita e decorar à volta como se fosse uma floresta, ou um oceano, ou uma selva. Podes convidar a pessoa para participar nesse processo de decoração contigo. Então, explica-lhe que como ela está cada vez mais crescida (ou como já um/a adulto/a), chegou o super momento de ela começar a usar a sanita e que, nesse sentido, vão juntos decorá-la. A ida à casa de banho pode ser o momento em que se tornam exploradores e vão explorar o mundo dos animais. Leva chapéus de explorador, lupa, óculos, máquina fotográfica, etc.

2.Brincadeiras físicas

Para crianças mais novas que gostem de brincadeiras físicas, podes levá-la até à casa de banho como se fosse um avião e a chegada à sanita pode ser a pista de aterragem. Depois, no caminho, podes colocar uma pista feita com fita preta e com luzes de lado a indicar o caminho que têm de percorrer. Além disso, podes tornar a viagem divertida com algumas curvas e contra curvas, ou alguma turbulência pelo caminho. Podem colocar capacete de piloto (pode ser imaginário) e cinto de segurança (também imaginário).

3. Carros/Comboios

Se a pessoa gosta de carros podes criar uma estrada até à casa de banho ou uma pista de comboios. Podes usar os carros ou os comboios para fazerem os dois uma corrida e quando chegam à sanita deixam cair uma carga na sanita.

4. Planetas

Se a pessoa adora planetas, podes fazer a viagem aos vários planetas colando imagens dos planetas no chão e saltitando de planeta em planeta. Cada planeta pode ter um ter uma característica específica (consoante as motivações). Por exemplo, Marte pode ser o planeta das cócegas e quando aterraram lá recebem muitaaaas cócegas. Por outro lado, Saturno pode ser o planeta da língua inventada e podes começar a falar numa língua que não existe, com sons engraçados e expressões faciais e corporais mais exageradas. A sanita pode ser o último planeta que vão visitar e onde podem descansar uns minutos, convidando a pessoa a sentar-se.

5. Controlo

Se a pessoa gosta de controlar, podes decorar a sanita como se fosse um torno e criar uma coroa especial para a pessoa usar quando se senta no trono/sanita.

6. Música

Se a pessoa gosta de música, cria uma música específica para quando vão à casa de banho e lá façam um concerto. Ou cria uma playlist para ouvir na cada de banho, com as músicas que a pessoa mais gosta.

7. Festas

Se a pessoa gosta de festas, faz uma festa na casa de banho. Leva balões, confetis, bonecos que ela goste para se juntarem todos à festa. Juntem a família na casa de banho para a festa! Façam desse momento um evento especial!

Escolhe uma das motivações da pessoa e torna a sanita por exemplo na Sanita de Cócegas ou Sanita das Bolas de Sabão e sempre que a pessoa se sentar ou a usar, oferece essa motivação para ela ver que estar na sanita ou perto dela, pode ser divertido e trazer-lhe coisas que gosta.

Todas estas ideias podem ser ajustadas à motivação de cada pessoa. Podes usar caminhos com números, letras, bolas. Ou colar autocolantes das suas personagens favoritas. Também podes colocar uma prateleira perto da sanita com as suas principais motivações para as ter perto dela quando usa a casa de banho. Experimenta diferentes opções e vê o que funciona melhor. Tenta perceber como podes tornar esse momento/tarefa mais confortável e fácil para a pessoa.

Crianças pequenas

Se é uma criança pequena, podem começar com o penico na casa de banho ou com um degrau de apoio para subir e um assento para ser mais fácil permanecer sentada. Além disso, podes modelar o que queres que a criança faça com as suas personagens favoritas. Pega no Mickey e dá-lhe boleia até à casa de banho para sair na Estação Sanita e entregar o seu xixi e cocó. Se vires que a criança está motivada ou está a entrar na brincadeira de levar o peluche, oferece-lhe a ela também boleia para ver se aceita.

Rapazes

Podes colocar, por exemplo, cereais na sanita e incentivar a pessoa a acertar com xixi nos cereais e a marcar pontos. Podes ter uma tabela ao lado e juntos irem contando quantos pontos conseguiu. Faz como se estivesses num jogo de futebol: faz de claque, torce pela pessoa, incentiva-a a continuar, celebra e contabiliza os pontos de forma entusiasmada. Também podes colocar uma escala de lado que vais preenchendo com cor e que quando chega ao topo arrebenta com a escala (quando a pessoa termina de fazer xixi) e celebras imenso! E podes até oferecer um troféu de melhor jogador!

Celebrar

Celebra cada tentativa de aproximação, cada vez que a pessoa se sentar ou usar a sanita. Queremos mostrar-lhe como usar a sanita pode ser um processo divertido e  também que sinta que está a ter sucesso no que está a fazer.

Ao longo do processo oferece total controlo à pessoa com autismo. Sempre que ela te comunicar que não quer ou resistir, celebra o facto de o estar a comunicar e coloca o pedido ou solicitação em pausa. Não queremos insistir ou forçar. Queremos ser persistentes, mas sem sermos chatos e controladores. Assim, continua a oferecer formas diferentes e engraçadas para a pessoa conseguir usar a casa de banho.

Todo este caminho é um processo… Dá tempo à pessoa e acredita que irá acontecer quando ela estiver preparada! 🙂

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Artigos relacionados

Conversas de casa de banho I

24 de Maio de 2016 – vencerautismo

Conversas de casa de banho II

22 de Julho de 2016 – vencerautismo

Conversas de casa de banho III

22 de Julho de 2016 – vencerautismo

Conversas de casa de banho IV

22 de Julho de 2016 – vencerautismo

Checklist para iniciar o desfralde

20 de Dezembro de 2017 – vencerautismo

Como saber se a criança está pronta para o desfralde?

20 de Dezembro de 2017 – vencerautismo
Anterior
Seguinte

Eventos relacionados