A importância do contacto visual e como estimular a sua criança a olhar mais para si?

Atualmente estamos todos um pouco “desligados” do contacto visual. Distraímo-nos diariamente com aparelhos eletrónicos que fazem com que evitemos olhar nos olhos das pessoas pelas quais passamos na rua ou nos fazem esquecer da importância de olhar nos olhos dos nossos amigos e familiares. Nas crianças com autismo pode acontecer da mesma forma, mas por razões diferentes. Seja pela dificuldade em olhar nos olhos, porque estão expostos a diversos estímulos, e/ou para evitar a interação social.

Mas porque é importante o contacto visual?

Desenvolver o contacto visual é muito importante pois, é através da observação que, muitas vezes, aprendemos – a ver os outros fazer.  Ajudar a criança a olhar para nós abre uma porta para a podermos ajudar a aprender mais sobre o mundo e sobre as competências que queremos ajudá-lo a desenvolver, principalmente a da interação social.

Abaixo apresentamos algumas dicas para estimular o contacto visual da sua criança:

1. Distância é importante
Para incentivarmos a criança a olhar para nós, de forma espontânea, não nos devemos posicionar demasiado perto dela ou da sua cara. Principalmente no início, a tendência poderá ser de querer afastar-se. O ideal seria manter cerca de 1metro a 1metro e meio de distância.

2. Posição à mesma altura
Tente posicionar-se à mesma altura ou mais abaixo da criança quando está a tentar obter contacto visual. Esta pequena estratégia pode facilitar muito a criança conseguir efetuar mais contacto visual. Por exemplo: quando estiverem a brincar, se a criança estiver sentada, deite-se; se ela estiver a caminhar, tente andar de “gatas”; se estiverem numa mesa sentados, adapte a sua cadeira para ficar mais baixa.

3. Adereços apelativos
Podem usar adereços, que sejam apelativos para a criança, na zona dos vossos olhos ou cara, para a motivar a procurar mais o vosso olhar. Podem usar as motivações favoritas da criança e colocar perto dos olhos. Por exemplo: se a motivação da criança for os angry birds, faça uma máscara de papel de um dos angry birds, vista-se a rigor, faça uma pintura facial da personagem, cole autocolantes na sua cara… Toda a imaginação e criatividade é válida para conseguir um olhar da sua criança.

4. Entregar objetos perto dos olhos
Quando lhe oferecem algo como, por exemplo, na hora do lanche, o pacote de bolachas ou leite, podem oferecer-lhe colocando primeiro o item ao nível dos vossos olhos e perguntem se quer (tentando estar à sua altura ou mais abaixo) e depois dar-lhe. Podem fazer isso, também, com algum brinquedo que ela vos peça ou goste muito. Na altura de lho dar, coloquem o objeto ao nível dos olhos e perguntem se é isso que quer e dar-lhe de seguida.

5. Celebrem!
Comecem também a celebrar sempre que olha para vocês e expressem como é bom quando o faz. Elogiem o seu olhar verbalizando, digam que tem olhos lindos e maravilhosos e que adoram olhar para eles, façam gestos “exagerados” a festejar cada olhar, abracem e mostrem-se felizes quando a criança olha para vocês… Podem variar consoante o gosto da vossa criança. É importante também dizer à criança que gostam que olhe para vocês e que gostavam que o fizesse mais.

Ao desenvolver a função do contacto visual, a criança irá observar mais, interagir mais. E ao observar-vos mais, será mais fácil modelar depois as expressões, gestos… e por aí fora!