Atualmente, estamos todos um pouco “desligados” do contacto visual. Distraímo-nos, diariamente, com aparelhos eletrónicos que fazem com que evitemos olhar nos olhos das pessoas pelas quais passamos na rua e nos fazem esquecer da importância de olhar nos olhos dos nossos amigos e familiares.
Para as pessoas com autismo, o mesmo acontece, mas por razões diferentes. Seja pela dificuldade em olhar nos olhos, ou porque estão expostos a diversos estímulos, ou para evitar a interação social.
Mas, em primeiro lugar, é importante refletir: porque é importante o contacto visual?
Desenvolver o contacto visual é muito importante, pois é através da observação que, muitas vezes, aprendemos – a ver os outros fazer. , principalmente a nível da interação social. Ajudar a pessoa a olhar para nós abre uma porta para a podermos ajudar a aprender mais sobre o mundo e desenvolver diversas competências. Então, partilhamos contigo algumas dicas para estimular o contacto visual:
1. Distância é importante
Para incentivarmos a pessoa a olhar para nós, de forma espontânea, não nos devemos posicionar demasiado perto dela ou da sua cara. Principalmente no início a tendência poderá ser de querer afastar-se, porque é algo novo e desafiante. O ideal será manter cerca de 1-1,5m de distância.
2. Posiciona-te à mesma altura
Tenta posicionar-te à mesma altura ou até um pouco abaixo da pessoa quando estás a tentar manter/promover contacto visual. Esta simples estratégia pode facilitar muito que a pessoa olhe para ti. Por exemplo, quando estiverem a interagir se a pessoa estiver sentada, deita-te; se ela estiver a caminhar, tenta andar de “gatas”; se estiverem numa mesa sentados/as, adapta a tua cadeira para ficar mais baixa.
3. Utiliza adereços
Podes usar adereços que sejam apelativos para a pessoa, na zona dos vossos olhos, cara e/ou cabeça, para a motivar a olhar mais para essas zonas. Podes usar as motivações favoritas da pessoa e colocar perto dos olhos. Por exemplo, se a motivação for os angry birds, faz uma máscara de papel de um dos angry birds, veste-te a rigor, faz uma pintura facial da personagem, cola autocolantes na tua cara… Toda a imaginação e criatividade é válida para conseguir um olhar.
4. Entrega objetos perto dos olhos
Quando lhe ofereceres algo como, por exemplo, na hora do lanche, o pacote de bolachas ou leite, podes oferecer-lhe colocando primeiro o item ao nível dos olhos (que deverão estar ao mesmo nível ou mais abaixo do nível dos olhos da pessoa com autismo) e pergunta se quer e depois dá-lhe. Podes fazer isso, também com algum brinquedo/objeto que ela te peça ou goste muito. Na altura de lho dares, coloca o objeto ao nível dos olhos e pergunta se é isso que quer e dá-lhe de seguida.
5. Celebra!
Começa também a celebrar sempre que a pessoa olha para vocês e expressa como é bom quando o faz. Elogia o seu olhar verbalizando de diferentes formas: “wow, que olhos lindos!”, “adoro quando me olhas nos olhos!”, etc. Faz gestos exagerados a festejar cada olhar, abraça-a e mostra como ficas feliz quando olha para ti. As celebrações podem variar consoante o gosto da pessoa.
Ao desenvolver a função do contacto visual, a pessoa com autismo conseguirá observar mais do mundo, interagir mais. E ao observar-te mais, será mais fácil modelar depois as expressões, gestos… e por aí fora!