Não sabe o que ler este verão? 11 sugestões de livros sobre o autismo!

Com a chegada do verão, do calor, das idas à praia e de maior descanso, as leituras começam a ser mais frequentes. Por isso, reunimos uma lista de 11 livros sobre o autismo que vos poderão inspirar e trazer mensagens diferentes e únicas, onde uma fórmula mágica é comum em todas elas: o AMOR! Esperemos que desfrutem!

 

1.“Vencer o Autismo com o The Son-Rise Program” de Raun K. Kaufman 

Iniciamos a nossa recomendação de livros com o fantástico livro traduzido e revisto pela Vencer Autismo. Este livro desconstrói, com todas as regras estabelecidas, e possibilita dar “asas” para que as crianças com autismo de desenvolvam dentro do seu próprio mundo. Uma perceção diferente e de demonstração de empatia, onde o autor nos faz colocar no lugar da pessoa com autismo e nos convida a escutá-la. Um livro específico e dinâmico, onde explica diversas estratégias que se podem aplicar com a pessoa com autismo, exemplificando com testemunhos reais. 

 

2. “O Menino e o Cavalo” de Rupert Isaacson

A história de um pai que, após perceber que o seu filho não falava, não reagia e refugiava-se no seu mundo, decidiu embarcar numa viagem na procura de soluções para a sua criança com autismo. Uma história verídica, onde nos inspira a ter fé e esperança, e que nos faz brilhar com a entrada deste pai no mundo de Rowan. 

 

3. “O menino de Deus” de João Carlos da Costa

A voz de João é regida na escrita, onde este demonstra ao mundo o que sente e vive uma pessoa com autismo e nos traz um testemunho incrível com mensagens de muito amor, luz e esperança, que todo o ser humano precisará para despertar para uma maior empatia e compaixão. Lançado este seu primeiro livro em 2014, João lança “Acorde a sua alma e cure a sua vida” em 2018, um livro que, para além de transmitir, mais uma vez, os desafios do autismo, nos faz repensar sobre a nossa própria alimentação, o contacto com a natureza, as nossas emoções, stress e entre outros temas que nos faz despertar e ser mais “humanos”. 

 

4. “Sou autista” de Josef Schovance

Um testemunho de um rapaz com autismo que nos dá uma perceção positiva sobre o autismo, onde este considera como uma qualidade. Josef, investigador e doutorado, recusa-se a ser chamado de “autista génio” e transmite, com humor, os pequenos desafios do dia-a-dia dele, como simplesmente apanhar o metro ou compreender os códigos sociais e culturais. Um livro que nos faz perceber e ser mais empáticos com as pessoas com Autismo. 

 

5. “Autista, quem…? Eu?” de Ana Martins

Um livro com dois lados diferentes da realidade do autismo: a diversidade do mesmo, demonstrando as dificuldades e os desafios, e a simplicidade que é a felicidade para as pessoas com autismo. Uma obra nos demonstra que, com entrega absoluta, amor, paciência e compreensão, tudo se enfrenta. 

 

6. “Pedro Abraço, o Menino Autista” de Nora Cavaco

Um livro infantil, ideal para contar às crianças, onde nos conta a história de Pedro, um menino autista que tem diversas particularidades e que, com a sua ida para a escola, as crianças ensinam-lhe a brincar e a dar abraços e Pedro demonstra que, na diferença, está a igualdade. Um livro de linguagem simples que explica, aos mais novos ou aos mais velhos, o que é o autismo, como lidar e como integrá-lo na sociedade de forma simples e divertida. 

 

7. “O meu amigo Billy” de Louise Booth 

Billy, é um gato que chega à família dos Booth em forma de esperança e amor. Quando os pais se vêem sem soluções e desanimados, Billy conhece Fraser, o filho destes pais, que tem autismo, e os dois criam uma ligação imensa onde faz com que Fraser comece a ter progressos, mudando, assim, a vida desta família. 

 

8. “Mais alto do que as palavras” de Jenny McCarthy 

Uma mãe, que escreve, com toda a alma, sobre o seu filho com autismo “Foi para o escrever que nasci”. Demonstra que, o autismo é, de longe, a sentença que é lhe foi apresentada no dia do diagnóstico e transmite, nas páginas desta obra, que é uma viagem de coragem, fé e que a “luz ao fundo do túnel” é possível e, assim, conta sobre a chegada desta nova realidade que mudou completamente a sua vida. 

 

9. “Querido Gabriel” de Halfdan W. Freihow

Uma carta de um pai, para o seu filho com autismo, onde dá o seu testemunho, de uma forma sincera e doce, mas também demonstrando os seus medos e incertezas, sobre a sua nova realidade. Cativa-nos pela demonstração de uma relação linda de amor, compreensão e respeito pelo seu Gabriel. 

 

10. “Olha para mim” de Alda Mira Coelho e Ana Isabel Aguiar 

Numa intenção de puder dar voz às famílias que vivem com pessoas com autismo, foi criado este livro, onde mães e pais puderam dar o seu testemunho real. Todas as histórias vêm com diversos sentimentos, desde angústias e esperanças, onde o esforço e luta é comum. 

 

11. “Os filhos do afecto” de Torey Hayden 

Não apenas direcionado para a temática do autismo, este livro traz-nos a história e vivência real de uma professora que trabalhou num grupo de crianças ditas “problemáticas”, onde uma delas é um menino com autismo. Esta professora traz-nos uma inspiração de luta pela importância que estas crianças têm no mundo e que a melhor resposta será com amor e compaixão. Um livro completamente arrepiante e cativante.