Como aumentar o vocabulário da sua criança?

A forma como respondemos à comunicação ou tentativa de comunicação da nossa criança faz toda a diferença! Principalmente numa fase em que as nossas crianças se encontram a desenvolver esta área. Queremos incentivá-las e motivá-las a comunicar cada vez mais connosco e para isso temos de ser bastante responsivos e mostrar à nossa criança o quão poderoso pode ser para ela usar a comunicação verbal!

Partilhamos 5 estratégias para tornar isso possível:

  1. Movam-se rápido. Sempre que a sua criança usar uma palavra como por exemplo “bola”, corram e dêem-lhe o que quer. Consigam o que pediu de forma rápida e com muito entusiasmo.
  2. Celebrem toda e qualquer tentativa de comunicação que a vossa criança tenha convosco. Mesmo que ela já tenha avançado nesta área, continuem a celebrar muito! Celebrem sons, celebrem palavras, partes de palavras, pequenas frases e expliquem o que estão a celebrar como por exemplo “Obrigada por usares as tuas palavras, gosto imenso de ouvir a tua voz!”. Tentem variar nas celebrações: podem dançar, pular, dar uma cambalhota, dar mais ênfase às expressões corporais e faciais… etc.
  3. Solicitem linguagem. Mesmo que a vossa criança tenha a parte da comunicação não verbal bem desenvolvida, é hora de a desafiar a usar mais a parte da comunicação verbal e dificultar um bocadinho. Da próxima vez que a sua criança comunicar convosco por comunicação não verbal como apontar/puxar-vos para o que quer… façam uma pausa e solicitem uma palavra. Como por exemplo “Oh eu sei que queres qualquer coisa. Usa as tuas palavras e irei a correr buscar o que precisas!” ou se por exemplo sabem que quer a bola podem também solicitar desta forma “Será que é a bola que queres? Se for podes dizer que eu vou a correr buscar!”. Não tenham receio de solicitar quando sabem claramente que a vossa criança quer algo e vos o está a pedir recorrendo a outras estratégias que não sejam a comunicação verbal. Acreditem que a vossa criança é capaz.
  4. Escolham palavras úteis para começar. Escolham palavras de coisas que a vossa criança quer ou gosta muito neste momento (carro, bola, água, etc etc) e/ou ações que podem fazer que sejam divertidas (balançar, subir, descer, etc etc).
  5. Façam-se progressivamente cada vez mais de “desentendidos”. À medida que a vossa criança for avançando nesta área, queremos continuar a desafiá-la para conseguir ir cada vez mais longe. Por exemplo, quando ela começar a dizer palavras isoladas de forma consistente, comecem a “entender” apenas frases de 2 palavras e por aí fora…

Da próxima vez que a vossa criança quiser algo, tentem resistir a dar-lhe logo o que quer quando não usa as palavras. Sejam persistentes na solicitação de ele usar mais linguagem para comunicar convosco. Criem pausas e deixem espaço para ela poder falar.