O desfralde pode ser uma verdadeira aventura mas acreditamos, que estarmos prontos e conscientes do que aí vem poderá ser uma ajuda extra e irá fazer toda a diferença.
Primeiro passo
Em primeiro lugar, é preciso avaliar se a tua criança está efetivamente pronta para iniciar este processo. As nossas crianças dentro do espetro, têm um ritmo de aprendizagem e desenvolvimento diferente. Por isso, para além da idade, temos de ter em conta outros sinais.
Alguns exemplos:
- mostrar ter alguma noção do que sente (salta de um lado para o outro mostrando que quer fazer xixi, vai para um canto fazer cocó; pede uma fralda para fazer xixi ou cocó nela);
- mostrar algum desconforto quando a fralda está suja/molhada e inclusivamente a tenta tirar ou informa de alguma forma que é preciso trocar;
- não tem qualquer problema motor como caminhar, subir/descer escadas, descer/subir calças, etc.
Além disso, é importante saber que este processo pode demorar tempo e terá alguns acidentes pelo caminho. Reflete se estás pronto(a) para esta aventura e se este também é um bom momento para ti, pois implica dedicação, paciência e disponibilidade da tua parte.
Segundo passo
Se te sentes confiante e sentes que a sua criança já se encontra pronta para entrar a pés juntos contigo nesta aventura, prepare-te para isso. Para tal deixamos algumas dicas importantes:
- Compre cuecas extra, proteção para colchão, bacio, redutor de sanita, etc.
- Escolhe em que dia vais iniciar o processo para poder dar essa previsibilidade e controlo à tua criança. Podes elaborar um calendário para o efeito e contar entusiasticamente os dias que faltam com a tua criança, para o grande dia!
- Começa por modelar e explicar claramente à tua criança para que serve a casa de banho e a sanita. Explica o que acontece lá e porque é que as pessoas a usam.
Terceiro passo
Sê o exemplo que queres que a tua criança seja. Começa a levá-la contigo para fazer as tuas necessidades e modela o que acontece lá.
Retira qualquer carga negativa ou tabu sobre o assunto. Usar a casa de banho é normal e saudável e não há mal nenhum nisso, nem nada que ter vergonha.
Faz das idas à casa de banho um momento de festa e diversão. Podes criar brincadeiras como fazer caminhos com as principais motivações da tua criança. Se gosta de letras, faz um caminho de letras. Se gosta de aviões, faz uma pista aérea, etc. Todas as ideias são válidas, dá asas à tua criatividade.
Quarto passo
Se vais iniciar o processo de desfralde, retira por completo as fraldas. Se não houver essa opção será mais fácil a criança começar a usar a sanita de forma regular. Mais uma vez, dá essa previsibilidade à criança e explica o que vai acontecer.
Verifica se há um padrão ou se consegues perceber de quando a quando a tua criança faz xixi / cocó. Por exemplo: duas ou três horas depois das refeições, se é em determinadas horas, etc. Fazer um registo diário pode ajudar.
Quinto passo
Torna a sanita apelativa e decora-a com as principais motivações da tua criança. Podes colar autocolantes, imagens que gosta, ter brinquedos/objetos por perto que ela gosta, etc.
Não dês importância aos pequenos acidentes. São parte do processo e não queremos que a nossa criança se sinta mal com eles mas sim que seja uma oportunidade de aprendizagem para ela perceber que usar a sanita tem efetivamente as suas vantagens.
Sexto passo
Sê persistente e acredita na capacidade da tua criança conseguir. Celebra cada pequeno passo e cada tentativa de usar a sanita e/ou bacio. Se sentar mas não fixer xixi, celebra o facto de se sentar. Se vier contigo não não se sentar, celebra e agradece o facto de vir ver. Aproveita cada oportunidade para reforçar a ideia junto da tua criança, que este processo não tem nada de mal e pode ser bastante positivo para ela e de que estarás lá para ajudar e apoiar em tudo.
Sétimo passo
Hora da ação! Depois de já estares bem preparado(a) e pronto(a) para iniciar a aventura, tem em atenção mais algumas dicas:
- Envolve nesta aventura todas as pessoas que estão com a tua criança: avós, familiares, educadores, etc. É importante que falem todos a mesma linguagem e trabalhem todos no mesmo sentido.
- Recorre a suporte visuais se verificares que isso pode ajudar a tua criança. Podes criar um esquema dos passos que a criança deverá seguir para usar a sanita. Existem vários disponíveis on-line ou poderás criar o seu próprio esquema personalizado.
- Prepara o ambiente da casa de banho para que este seja agradável para ela. Tem em atenção a luz, sons, cheiros. Tenta adaptar às especificidades da tua criança e tornar o ambiente o mais acolhedor possível para que a experiência de ir à casa de banho, seja agradável para ela.
- Utiliza um redutor para colocar na sanita – muitas vezes esta ferramenta é de grande ajuda para as nossas crianças.
- No caso da criança ser ainda pequena, coloca umas escadinhas ou suporta para que possa colocar os pés e sentir-se desta forma mais segura.
- Tenta analisar/observar que estímulos podem dificultar ou estar a interferir com o processo. Por exemplo algumas crianças não suportam o som do autoclismo – tendo medo e receio do mesmo. Se for o caso da tua criança, opta por não puxar o autoclismo nesta fase inicial, podes puxar depois de a criança sair da casa de banho. Por outro lado, outros estímulos podem ajudar. Como por exemplo colocar uma música relaxante e/ou do interesse da criança.
Oitavo passo
Quando os acidentes acontecerem não retires de imediato a roupa suja/molhada da criança. É importante que a criança fique desconfortável com a sensação para estar mais motivada a usar da próxima vez a sanita.
Quando os acidentes acontecerem, aproveita para modelar com ela o que poderia ter feito. Não ralhes, nem castigues, aproveita antes para ser um exemplo divertido do que ela pode fazer para a próxima.
Cobre os espaços que tens receio que se molhem/sujem. Por exemplo cobre o sofá ou protege-o com algum resguardo. Se tens tapetes que tens receio de estragar, arruma-os durante este processo.
Para terminar e não menos importante, como falado tantas vezes, a nossa atitude é fundamental! Sê o parceiro de dança da tua criança, sê o seu maior apoio e claque! A tua criança precisa de ti para conseguir ter sucesso e o teu papel pode ser determinante nesse sentido. Acredita em ti e nas capacidades da tua criança! 😊