Jogos simples e eficazes para trabalhares com a tua criança

Hoje partilhamos contigo algumas ideias de jogos simples e interativos que podes colocar em prática com a tua criança. E o melhor disto é que não precisas de grandes materiais ou podes usar materiais que já tens em casa. 😊

Caça ao troféu/Tesouro mágico

A ideia deste jogo é fazer um circuito com coisas diferentes do que a tua criança está habituada a fazer e com coisas que a motivem ou que ela acha piada para a manter envolvida e interessada na brincadeira. Podes fazer uma cartolina (como se fosse um mapa) com vários “obstáculos” que terão de percorrer até chegar ao troféu/tesouro. Antes de começar a brincadeira mostra-lhe o mapa e explique qual o objetivo final, salientando de forma entusiasta que precisas da mega ajuda dela para chegar ao super troféu/tesouro! Às vezes a forma como apresentamos a brincadeira à nossa criança pode fazer toda a diferença.

 

O percurso pode começar numa bola de pilates que salta/abana, depois passar por um escorrega (ou algo semelhante), passar pelo sofá das cócegas, passar pelo túnel das almofadas, passar pelo mundo das bolas de sabão, e subir para o avião (que pode ser uma cadeira com uma imagem de avião) que vos vai levar ao troféu/tesouro. 

 

Ao criar o esquema com uma cartolina vai ser mais fácil a tua criança saber o que tem de fazer mas aqui é muito importante modelar, ir fazendo o percurso e convidá-la a acompanhar, relembrando que há um troféu/tesouro que a espera! Dei a ideia do troféu,  mas pode ser outra coisa qualquer que a motive muito, como por exemplo um cofre cheio de letras e números,  um ovo mágico, um planeta feito por ti em cartão, etc. Pensa no que poderá ser motivador para ela encontrar no final para alinhar em fazer o percurso e ir à caça do tesouro especial.

Objetivos podes trabalhar com a tua criança

Participação física: pede à tua criança para fazer contigo o percurso para juntos encontrarem o tesouro/troféu.

Gestos Simples: pede à tua criança para apontar para onde pensa que está o tesouro escondido!

 

Chapéu mágico

Jogos com suspense e antecipação são muito bons para aumentar e esticar o tempo de atenção conjunta. Para este jogo, podes colocar vários objetos/brinquedos num chapéu “mágico” – coisas que sabes que a tua criança vai adorar descobrir (bolas de sabão, penas para cócegas, alguma personagem que ela gosta muito e que lhe dê beijinhos quando sai do chapéu por exemplo, algum cantor/cantora/personagem que ela gosta de ouvir no youtube e quando sai pode cantar uma música/dizer uma frase/fazer uma gargalhada que ela gosta, bolas para te ver a fazer malabarismo, etc etc). 

 

A ideia é abanar o chapéu como se fosse um saco mágico e dizer algo engraçado como abacadabra! e usando o suspense começa a retirar os objetos lentamente e faz algo engraçado com eles. Se a tua criança gosta de sons engraçados, podes também colocar animais dentro do chapéu e à medida que saem, faz um som engraçado.

Objetivos podes trabalhar com a tua criança:

Participação verbal: pede à tua criança para dizer as palavras mágicas contigo, ou pede para dizer “Sai” para ajudar a sair o próximo objeto do chapéu.

Contacto visual para continuar com a brincadeira: comunica à criança que tem de olhar para ti para que saia o próximo brinquedo do chapéu mágico.

Participação física: pede à tua criança para te ajudar e dá-lhe uma varinha mágica (que pode ser simplesmente um marcador) para bater no chapéu, para sair o próximo objeto.

Teatros

Faz um baralho de cartas com várias imagens (um rei, uma princesa, um sol, o mar, etc). Encena um teatro com a tua criança e improvisarem de acordo com as cartas que vão saindo. 

Objetivos podes trabalhar com a tua criança:

Com esta brincadeiras irás trabalhar a imaginação e criatividade, para além de que, irás ajudar a criança a ser mais expressiva em todos os aspetos, o que a ajudará também a responder adequadamente às expressões faciais – pois com brincadeiras assim é muito mais fácil modelar. 

Nota: Tem em atenção os tempos de disponibilidade da tua criança e quando ela te dá uma janela de oportunidade. Não recomendamos a iniciação de nenhum jogo ou brincadeira quando a criança está a mostrar que não está pronta para a interação (quando está por exemplo em estereotipia). Este seria um momento para te juntares à atividade que ela está a fazer, fazendo o mesmo que ela e não oferecendo uma coisa diferente. 

Boas brincadeiras e aventuras! 😊