Celebrar: a técnica que te vai ajudar a desenvolver o potencial da tua criança

As celebrações são muito importantes, pois dão pistas às nossas crianças do que fazer e motiva-as consequentemente a repetir essas mesmas competências.

Quando celebramos as nossas crianças:

  1. Comunicamos que o que fazem é eficaz e útil 
  2. É uma excelente oportunidade para lhes mostrar o quão divertidos somos
  3. Mostramos a nossa felicidade pelo o que são e fazem
  4. Ajuda-nos a criar uma relação mais profunda com elas

 

As celebrações são uma técnica que quando usada pode ter efeitos incríveis e quanto mais for usada melhor! Podemos e devemos celebrar as nossas crianças por cada pequeno passo que derem. Queremos motivá-las a continuar a fazer mais e mais e queremos-lhe lhes mostrar a nossa felicidade pelo o que já fazem hoje incentivando-as a continuar. 

Para além disso esta técnica irá ajudar também em outras áreas! Se a tua criança tem dificuldade em reconhecer expressões faciais, relacionar-se com os outros ou se fica com a mesma expressão a maior parte do tempo…O simples facto de estares animado e o facto de exagerares mais nas tuas expressões corporais e faciais, irá ajudar a tua criança a desenvolver-se nestes três desafios!

As nossas crianças adoram tudo o que seja previsível – esta previsibilidade dá-lhes uma sensação de controlo que as ajuda a estarem mais auto reguladas. Na verdade podemos observar isso nos seus comportamentos repetitivos – que como falado tantas vezes, é uma forma de as nossas crianças encontrem uma certa previsibilidade num mundo completamente imprevisível que as rodeia. Já repararam que as nossas crianças muitas vezes têm mais interesse em alinhar brinquedos, girar sobre si, folhear livros… do que propriamente interesse nas pessoas? A verdade é que juntamente com os desafios sensoriais que vivem todos os dias, uma das suas principais dificuldades  também é esta questão de se conseguirem relacionarem com os outros. Por isso quando estamos com as nossas crianças, principalmente quando queremos fomentar uma interação, queremos ser quase como uma versão exagerada de uma pessoa porque assim é bem mais provável que nos destaquemos de todas as outras distrações e interesses que surgem no mundo delas. 

Para além disso, a técnica do celebrar também nos ajuda a demonstrar os nossos sentimentos e torna mais claro o que queremos expressar às nossas crianças. As celebrações são uma forma de as ajudar a perceber que o que fazem para nós é super importante e que de facto ficamos extremamente felizes com cada passo que dão. 

A verdade é que estar com as nossas crianças dá-nos um impulso extra de energia e é isso que lhes queremos transmitir! Por isso começa a praticar mais as celebrações. Quando celebrar a sua criança usa toda a tua energia, entusiasmo e emoção! Temos tendência a repetir sempre a forma como celebrarmos, o que não é propriamente mau mas ao variar e ao oferecer celebrações novas e diferentes, vai automaticamente aumentar o entusiasmo da criança na brincadeira e / ou interação, bem como, despertar a sua curiosidade em ti. Podes mudar a tua voz (usar por exemplo a voz de um desenho animado que ela gosta muito), colocar adereços como perucas/narizes de palhaço/bigode/óculos engraçados, celebrar a cantar/dançar… Existe uma infinita forma de o fazer e esta pequena técnica poderá ajudar bastante a esticar também o tempo de atenção conjunta.

É muito importante adequar as celebrações aquilo que a criança mais gosta. Ou seja, se a tua criança gosta de expressões corporais e/ou faciais mais exageradas, podes recorrer a esse tipo de celebrações. Mas se por exemplo é uma criança que gosta mais de uma celebração mais calma e tranquila podes simplesmente dizer-lhe de forma carinhosa como gostas quando ela olha para ti, que tem olhos lindos e que adoras vê-los. Celebrações silenciosas por norma também funcionam muito bem, pois usamos mais a nossa expressão corporal e como não usamos a voz, exageramos mais para sermos mais expressivos, o que torna tudo mais engraçado. OU podes ainda variar entre estes vários tipos de celebrações.

Começa a praticar esta técnica hoje! Celebra a tua criança pelo seu contacto visual, por alguma verbalização que tenha feito ou até mesmo uma tentativa de verbalização, por algum gesto, etc. Sorri quando celebras, mostra a tua felicidade à tua criança por aquilo que hoje já faz! A ideia é ser um raio de sol que contagie as nossas crianças e que as motive a continuar e a continuar, a superar os seus desafios.

Pequena nota: em situações de comportamentos mais desafiantes como partir coisas, bater, fazer birra ou ter um comportamento mais desadequado – não é recomendado de todo usar esta técnica. Esta técnica apenas deve ser usada nos momentos que a nossa criança faz coisas que queremos promover e queremos incentivá-la a continuar a fazer. 

 

Começa hoje a celebrar a tua criança e conta-nos como correu! 😊