Procurar

Como colocar em prática a técnica da celebração

11 de Novembro de 2020 – vencerautismo

A celebração é muito importante, pois dá pistas às pessoas com autismo do que fazer e motiva-as a repetir as mesmas competências.

Assim, quando celebramos as pessoas com autismo:

  1. Comunicamos que o que fazem é eficaz e útil
  2. É uma excelente oportunidade para lhes mostrar o quão divertidos somos
  3. Mostramos a nossa felicidade pelo o que são e fazem
  4. Ajuda-nos a criar uma relação mais profunda com elas

O poder da celebração

A celebração é uma técnica que quando usada pode ter efeitos incríveis e quanto mais for usada melhor! Podemos e devemos celebrar as pessoas com autismo por cada pequeno passo que derem. Queremos motivá-las a continuar a fazer mais e mais e queremos mostrar-lhes a nossa felicidade pelo o que já fazem hoje incentivando-as a continuar.

Para além disso, esta técnica irá ajudar também em outras áreas! Se a pessoa tem dificuldade em reconhecer expressões faciais, relacionar-se com os outros ou se fica com a mesma expressão a maior parte do tempo… O simples facto de estares animado/a e o facto de exagerares mais nas tuas expressões corporais e faciais, irá ajudá-la a desenvolver-se nestes três desafios!

As pessoas com autismo adoram tudo o que seja previsível

Esta previsibilidade dá-lhes uma sensação de controlo que as ajuda a estarem mais auto-reguladas. Na verdade podemos observar isso nos seus comportamentos repetitivos. Como falado tantas vezes, é uma forma de encontrem uma certa previsibilidade num mundo completamente imprevisível que as rodeia. Já repararam que as nossas crianças muitas vezes têm mais interesse em alinhar brinquedos, girar sobre si, folhear livros… do que propriamente interesse nas pessoas?

A verdade é que juntamente com os desafios sensoriais que vivem todos os dias, uma das suas principais dificuldades também é esta questão de se conseguirem relacionarem com os outros. Por isso quando estamos com a pessoa, principalmente quando queremos fomentar uma interação, queremos ser quase como uma versão exagerada de nós próprios porque assim é bem mais provável que nos destaquemos de todas as outras distrações e interesses que surgem no mundo dela.

Para além disso, a técnica da celebração também nos ajuda a demonstrar os nossos sentimentos e torna mais claro o que queremos expressar às pessoas com autismo. As celebrações são, sem dúvida, uma forma de as ajudar a perceber que o que fazem para nós é super importante e que de facto ficamos extremamente felizes com cada passo que dão. A verdade é que estar com a pessoa dá-nos um impulso extra de energia e é isso que lhe queremos transmitir! Por isso começa a praticar mais as celebrações.

Como podes celebrar

Quando celebrares a pessoa com autismo usa toda a tua energia, entusiasmo e emoção! Temos tendência a repetir sempre a forma como celebrarmos, o que não é propriamente mau. Mas ao variares e ao ofereceres celebrações novas e diferentes, vai automaticamente aumentar o entusiasmo da pessoa na brincadeira e/ou interação, bem como, despertar a sua curiosidade em ti. Assim, podes mudar a tua voz (usar por exemplo a voz de um desenho animado que ela gosta muito). Ou podes colocar adereços como perucas/narizes de palhaço/bigode/óculos engraçados, celebrar a cantar/dançar… Existe uma infinita forma de o fazer e esta pequena técnica poderá ajudar bastante a esticar também o tempo de atenção conjunta.

É muito importante adequar as celebrações aquilo que a pessoa mais gosta. Ou seja, se gosta de expressões corporais e/ou faciais mais exageradas, podes recorrer a esse tipo de celebrações. Mas se gostar mais de uma celebração mais calma e tranquila podes simplesmente dizer-lhe de forma carinhosa como gostas quando ela olha para ti, que tem olhos lindos e que adoras vê-los. Celebrações silenciosas por norma também funcionam muito bem. Isto porque, usamos mais a nossa expressão corporal e como não usamos a voz, exageramos mais para sermos mais expressivos, o que torna tudo mais engraçado. Ou podes ainda variar entre estes vários tipos de celebrações.

Começa a praticar esta técnica hoje!

Celebra a pessoa pelo seu contacto visual, por alguma verbalização que tenha feito ou até mesmo uma tentativa de verbalização, por algum gesto, etc. Sorri quando celebras. Mostra a tua felicidade à pessoa por aquilo que hoje já faz! A ideia é seres um raio de sol que contagie a pessoa e que a motive a continuar e a continuar, a superar os seus desafios.

Pequena nota: em situações de comportamentos mais desafiantes como partir coisas, bater, fazer birra ou ter um comportamento mais desadequado – não é recomendado de todo usar esta técnica. Esta técnica apenas deve ser usada nos momentos que a pessoa faz coisas que queremos promover e queremos incentivá-la a continuar a fazer.

Em suma, começa hoje a celebrar a pessoa com autismo e conta-nos como correu! 😊

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Artigos relacionados

5 motivos pelos quais devemos acreditar no potencial das nossas crianças

12 de Setembro de 2017 – vencerautismo

A base do medo

29 de Dezembro de 2017 – vencerautismo

Lembre-se destas palavras se alguém olhar para si durante uma crise

3 de Janeiro de 2018 – vencerautismo

Permite-te escolher amor, gratidão e alegria

12 de Setembro de 2019 – vencerautismo

Persistência Vs Coerção

18 de Março de 2020 – vencerautismo

A importância e impacto da nossa atitude

14 de Agosto de 2020 – vencerautismo
Anterior
Seguinte

Eventos relacionados