Por vezes pode acontecer a criança dentro do espetro do autismo usar já a casa de banho e a sanita para fazer xixi, contudo não conseguir fazer o mesmo no caso do cocó.
Na verdade existem algumas razões pelas quais isto poderá estar a acontecer.
Partilhamos de seguida as principais razões:
Ganhou aversão ao cocó
A primeira situação pode ser porque ter ganho alguma aversão ao cocó devido a alguma reação que tenha observado. Por exemplo alguém ter tido uma reação menos positiva como “que cocó tão mal cheiroso”. Pois se for este o caso o que podes fazer é simplesmente dizer à criança que o cocó dela é maravilhoso e incrível e super saudável. Menciona que não tem mal nenhum fazê-lo ao pé de ti na casa de banho. Numa primeira fase, se a criança tiver mesmo muita resistência podes começar a modelar. Convida-a a ir contigo quando vais fazer essa necessidade à casa de banho. Partilhar com ela como essa experiência é maravilhosa e saudável para ti. Em suma, a ideia é retirar toda a carga negativa ou vergonha associada que essa possa ter para a criança.
Experiência sensorial intensa
Outra situação pode estar relacionada com o nosso entusiasmo quando a criança faz cocó. Para algumas crianças no espetro do autismo, fazer cocó é uma experiência sensorial muito intensa. De facto, algumas delas precisam de estar sozinhas nesse momento. Ou então quando estão em companhia de alguém, precisam que essa pessoa esteja com a energia mais baixa e em silêncio ou com um tom de voz mais baixo, com menos interação, dando espaço à criança para fazer a sua necessidade. Nestes casos, podes até mesmo sair da casa de banho. Diz-lhe que a esperas lá fora e que quando estiver pronta poderá chamar por ti.
Ambiente
Se já colocaste em prática estas estratégias e nenhumas delas funcionou e a criança continua a esconder-se para fazer cocó sem usar a sanita, faz um registo de onde ela costuma fazer:
a) é sempre no mesmo sitio?
b) em que sítios costuma fazer?
c) o que achas que pode existir nesse sítio de interessante para a criança para ela fazer aí? Como é o ambiente?
Observa e regista para tentar entender se existe um padrão, um padrão que poderás levar para o contexto da casa de banho. Observa e tenta entender qual poderá ser a motivação da tua criança de fazer noutra sítio que não seja o da casa-de-banho.
Rotina rígida
Contudo, caso não encontres nenhuma motivação para a criança estar a fazer cocó num sítio em específico – o que também poderá acontecer – talvez a tua criança tenha começado a ter este comportamento um dia de forma aleatória, que se converteu numa rotina rígida e agora é para ela difícil mudar esse “ritual”.
Caso seja essa a situação, poderás levar um penico para o sítio onde a tua criança costuma fazer cocó e explicar-lhe que nesse penico ela poderá fazer cocó. De dois em dois dias, vá aproximando o penico para mais perto da zona da casa de banho. Pois com estas pequenas mudanças, a tua criança poderá aceitar melhor fazer cocó noutro local que não seja o que ela está a usar agora – como a sanita, que é o que pretendemos como objetivo final.