Exercitar a gratidão
Somos educados, inevitavelmente, a olhar para o que está errado, incorreto ou que está a falhar nas nossas vidas. E por causa de ter essa perpetiva, acabamos por nos esquecer de sermos gratos por aquilo que temos e pelas nossas pequenas vitórias.
Pois o mesmo acontece com a nossa reação para com as nossas crianças. Estamos mais focados para o que elas ainda não conseguem fazer, para aquilo que estão a falhar e a errar… Contudo, ignoramos as milhentas tentativas e sucessos delas de comunicar, interagir ou apenas brincar connosco.
Pois, está na altura de moldar e mudar esta ideia pré-concebida, onde olhamos para o que está mal, e começar a olhar para as pequenas (mas grandes) vitórias, para chegar mais à frente, passo a passo.
Em suma, um simples olhar, um pequeno som ou uma palavra deve, sempre, ser elogiada e celebrada.
Mas porquê celebrar?
Em suma, ter uma grande reação, levamos automaticamente à repetição da ação. Tão simples quanto isto. Celebrar faz com que a tua criança perceba que estás animado(a) (grande reação. Estás a passar-lhe a mensagem de que o que ela faz é eficaz e útil e mostras o teu contentamento pelo que ela é. E isso, vai ter resultados futuros (repetição da ação). Além disso, demonstras que és bem divertido(a) para ela interagir contigo!
Recordas-te daquela vez que o teu chefe te elogiou ou de quando alguém agradeceu o que fizeste por alguém? Provavelmente sentis-te feliz, apreciado(a), amado(a) e com mais força para continuar a fazer o que fizeste. O mesmo acontece com as nossas crianças.
De facto, quando celebras a tua criança, soltas todos os julgamentos, preconceitos, medos ou tristezas, e estarás a passar a mensagem de que a amas como ela é. Quando celebrares, festeja como se tivesses ganho o euromilhões, porque realmente ganhaste algo incrível! Ganhaste uma interação ou uma tentativa de interação e isso deve ser valorizado.
Alguns exemplos de celebrações e elogios
- “Uau, adoro quando olhas para mim!”
- “Obrigada por me teres dito o que queres! Uh-uuhh!”
- Aplaude (silenciosamente, se necessário)
- Usa o teu corpo para mostrar o entusiasmo
- Gira, corre, salta, canta, dança… de alegria!
- Abre muito os olhos para mostrar a tua felicidade
- Faz um desenho para a criança
- Oferece beijos e abraços
- Agita os braços no ar
- Pega no boneco preferido dela e faz com que ele também festeje.
Contudo, todas as formas de festejo são válidas, dependendo do gosto da tua criança, sê original e divertido(a). E quando te sentires desconfortável com a tua celebração “exagerada” lembra-te… Essa celebração divertida é muito impactante para a tua criança!
Nota: Não é necessário ser sempre rápido(a) ou barulhento(a). Podes ser calmo(a) e lento(a) nas tuas celebrações, animações e interações. É importante adaptar-te à tua criança, todas elas são individuais e diferentes.
Gostaste deste artigo? Lê a continuação aqui.