Comemorar as tentativas
Falamos muitas vezes da importância de celebrar, mas muitas vezes esquecemo-nos de algo fundamental neste processo. De facto, quando falamos em celebrar, falamos em celebrar as conquistas mas também as tentativas, pois as mesmas são essenciais ao longo de todo o processo de aprendizagem. Queremos celebrar o processo todo e não apenas o resultado final. Isto porquê? Porque queremos incentivar e motivar as nossas crianças a superar as suas dificuldades, mesmo que pelo caminho, tenham que tentar várias vezes até conseguir.
Não queremos celebrar apenas quando o resultado vem, mas também incentivar a tentativa. Um simples olhar, gesto, palavra ou som… Toda as tentativas de interação connosco devem ser celebrada para se incentivar que existam mais e mais!
Por exemplo, quando a tua criança fizer uma tentativa de uma tarefa ou disser “ga” na tentativa de dizer “água”, celebra. A tentativa é a “ponte” para a criança, mais tarde, obter o modo correto. Claro que, se a criança disse “ga”, não vamos dizer “Uau, disseste “água” nem “Não, não é assim“. Festejar a tentativa é dizer algo como “Está quase! Que bom que tentaste! Estou tão feliz! Bora lá tentar de novo!“.
Lembra-te que ela está a fazer o melhor que pode e isso já é maravilhoso!
Observa a forma como celebras
Além disso, outro aspeto importante, é como celebramos e mostramos o nosso contentamento pelas coisas que a nossa criança faz. Normalmente usamos sempre o mesmo tom de voz, a mesma expressão facial e mexemo-nos pouco. Mas está na hora de mudar isso.
Queremos usar energia e entusiasmo. Queremos que as nossas expressões faciais, vozes e movimentos sejam eficazes para inspirar e chamar a atenção da criança. Lembra-te, a atitude faz toda a diferença na interação com a tua criança.
De facto, celebrar é mostrar o quanto amamos e aceitamos as nossas crianças, tais como elas são. Criamos uma ligação imensa com a nossa criança que é fundamental para uma relação mais profunda de conexão e interação.
E acredita… Com esta mudança de pensamento, a tua própria atitude para com as outras coisas ao teu redor vão mudar, pois vais estar mais consciente e grato(a) pelas simples coisas. Diverte-te a celebrar a tua criança!