Para muitas pessoas, andar de avião não é uma tarefa fácil. No caso de pessoas com autismo, esta situação também pode trazer alguns desafios extra. Por isso, partilhamos contigo algumas ideias para facilitar, caso tenhas um avião para apanhar com uma pessoa com autismo:
Prepara a pessoa com tempo
- Cria um calendário para o efeito, com os dias que faltam para o grande dia e envolve a pessoa com autismo na preparação da viagem. Dar explicações detalhadas sobre como será, quem estará lá e como poderá ser divertido para ela, será uma mais valia para a pessoa estar mais tranquila. O teu objetivo é que ela se sinta preparada e saiba o que esperar.
- Se possível, visitem o aeroporto antes da viagem para que a pessoa se familiarize com o ambiente. A verdade é que os aeroportos estão cheios de estímulos. Por isso, conhecer o espaço antes do grande dia, poderá ajudá-la a lidar melhor com estes estímulos no dia da viagem.
- Começa a praticar o ficar sentada com o cinto de segurança em brincadeiras e simulações. Podem até simular como será todo o processo de check-in, controlo no segurança, entrada do avião, etc. Ou seja, antecipa tudo o que poderá acontecer e que possa ser desafiante e cria essas situações em casa.
- Faz um cartaz com o passo a passo da viagem.
- Explorem vídeos de aviões em conjunto.
- Convida a pessoa a fazer a mala contigo e pergunta-lhe que coisas gostaria de levar com ela na viagem, como por exemplo, um peluche preferido ou um brinquedo de stimming;
Antecipa e cria vários planos B:
- Leva comida e/ou chicletes para os momentos de levantamento e aterragem. Pode ajudar a nível da pressão que se sente nos ouvidos e tornar esse momento menos desconfortável;
- Leva atividades, brinquedos que possam ajudar a manter a pessoa entretida durante a viagem;
Se sabes que ver filmes/vídeos pode ser autorregulador para a pessoa, descarrega antes alguns para que ela possa ter na viagem, caso precise. Ou até mesmo para se entreter caso haja algum atraso. - Tanto no aeroporto como no avião, os avisos nos altifalantes são frequentes e, nesse sentido, pode ajudar se a pessoa tiver os abafadores de sons ou fones nos ouvidos;
- Seleciona filas prioritárias para evitar esperas muito longas;
- Informa a companhia aérea que viajas com uma pessoa com autismo para que possam oferecer assistência extra caso necessário.