Dicas para aumentar o vocabulário

23 de Março de 2023 – vencerautismo

A forma como respondemos à comunicação ou tentativa de comunicação da pessoa com autismo faz toda a diferença! Principalmente numa fase em que a pessoa se encontra a desenvolver esta área. Queremos incentivá-la e motivá-la a comunicar cada vez mais connosco e, para isso, temos de ser bastante responsivos e mostrar-lhe o quão poderoso pode ser para ela usar a comunicação verbal!

Partilhamos 5 estratégias para tornar isso possível:

1.Movam-se rápido.

Sempre que a pessoa com autismo usar uma palavra como por exemplo “bola”, corram e dêem-lhe o que quer. Consigam o que pediu de forma rápida e com muito entusiasmo.

2. Celebrem toda e qualquer tentativa de comunicação que a pessoa tenha convosco.

Mesmo que ela já tenha avançado nesta área, continuem a celebrar muito! Celebrem sons, celebrem palavras, partes de palavras, pequenas frases e expliquem o que estão a celebrar. Como por exemplo “Obrigada por usares as tuas palavras, gosto imenso de ouvir a tua voz!”. Além disso, tentem variar nas celebrações: podem dançar, pular, dar uma cambalhota, dar mais ênfase às expressões corporais e faciais… etc.

3. Solicitem linguagem.

Mesmo que a pessoa tenha a parte da comunicação não verbal bem desenvolvida, é hora de a desafiar a usar mais a parte da comunicação verbal e dificultar um bocadinho. Da próxima vez que a pessoa comunicar convosco por comunicação não verbal, como apontar/puxar-vos para o que quer,  façam uma pausa e solicitem uma palavra. Por exemplo “Oh eu sei que queres qualquer coisa. Usa as tuas palavras e irei a correr buscar o que precisas!”; ou se, por exemplo, sabem que quer a bola podem também solicitar desta forma “Será que é a bola que queres? Se for podes dizer que eu vou a correr buscar!”. Não tenham receio de solicitar quando sabem claramente que a pessoa quer algo e vos o está a pedir recorrendo a outras estratégias que não sejam a comunicação verbal. Acreditem que a pessoa é capaz.

4. Escolham palavras úteis para começar.

Escolham palavras associadas a coisas que a pessoa quer ou gosta muito neste momento (carro, bola, água) e/ou ações que podem fazer que sejam divertidas (balançar, subir, descer).

5. Façam-se progressivamente cada vez mais de “desentendidos”.

À medida que a pessoa for avançando nesta área, queremos continuar a desafiá-la para conseguir ir cada vez mais longe. Por exemplo, quando começar a dizer palavras isoladas de forma consistente, comecem a “entender” apenas frases de 2 palavras e por aí fora.

Da próxima vez que a pessoa com autismo quiser algo, tentem resistir a dar-lhe logo o que quer quando não usa as palavras. Sejam persistentes na solicitação para usar mais linguagem para comunicar convosco. Criem pausas e deixem espaço para a pessoa poder falar.

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Podes aprender mais sobre este tema através das nossas Masterclasses:

Artigos relacionados

Trabalhar a linguagem I

26 de Março de 2015 – vencerautismo

Trabalhar a linguagem II

26 de Março de 2015 – vencerautismo

Discurso limitado ou não verbal

26 de Março de 2015 – vencerautismo

Perguntas! Perguntas! Perguntas!

29 de Dezembro de 2017 – vencerautismo

Como desenvolver a comunicação verbal

18 de Março de 2020 – vencerautismo

Dicas para desenvolver a comunicação verbal

26 de Março de 2020 – vencerautismo
Anterior
Seguinte

Eventos relacionados