Na altura do mês em que a menstruação aparece, pode acontecer a mulher com autismo ficar mais agitada ou irritadiça. Tal pode estar relacionado com as mudanças hormonais que estão a ocorrer no seu corpo. Mas também pode ocorrer devido a algum desconforto ou dor que esteja a sentir, mas que não consiga verbalizar. É importante lembrar que pode ocorrer antes e/ou durante a menstruação. Por essa razão é que são úteis os calendários menstruais, pois ajudam-nos a prevenir e antecipar estas situações.
Por exemplo, se sabemos que a menstruação vem na próxima semana, podemos esperar que nesta semana a mulher com autismo possa já estar um pouco mais sensível e termos isso em conta nas nossas interações para entender os seus comportamentos. Além disso, podemos também diminuir o nível de exigência nesta fase, principalmente se a mulher com autismo estiver com menos disponibilidade.
Por outro lado, se acharmos que essa agitação ou irritabilidade estão relacionadas com alguma dor ou desconforto, podemos também oferecer algo que possa ajudar a relaxar e a diminuir essa dor, tais como: um chá, uma botija de água quente para colocar na barriga, uma massagem, propôr tomar um banho, etc.
Como somos todas diferentes, vamos tentar encontrar o que faz mais sentido para cada mulher e ajudar a navegar este período mais sensível.
Pode ser importante sensibilizar outras pessoas que lidam com a mulher com autismo – nomeadamente cuidadores homens – para que sejam também mais compreensivos e facilitadores nesta fase.