Por vezes, a pega do lápis/caneta pode dificultar o processo de escrita e exigir um esforço extra à pessoa com autismo. Isso torna mais difícil a realização e/ou conclusão de algumas tarefas do que seria esperado. Não quer dizer que a pessoa com autismo não tenha essa capacidade, mas talvez esteja a lidar com outros desafios que tornam tudo mais difícil.
Assim, em primeiro lugar, tenta perceber se para ela a pega do lápis é algo fácil ou se lhe exige um esforço extra – e até lhe podes perguntar diretamente, se a pessoa comunicar verbalmente. Se houver dificuldade, então podes tentar algumas estratégias. Experimenta fazer algumas mudanças para ver se ajudam de facto e facilitam a tarefa:
Plano vertical
A utilização de um suporte vertical pode ajudar a pessoa a perceber que a mão não escreve sozinha. Ou seja, o braço e o ombro também estão envolvidos na tarefa e conduzem a mão em cada movimento. Esta mudança pode ajudar a melhorar a caligrafia, a fazer menos pressão no lápis/caneta e a segurá-los com menos força/tensão.
Lápis/canetas mais grossos
Usar marcadores/canetas/lápis de circunferência mais grossa também pode ser benéfico para facilitar a tarefa. Mas, atenção, cada caso é um caso e é importante perceber se é algo que vai ajudar ou, pelo, contrário, atrapalhar ou dificultar o desenvolvimento de competências de motricidade e escrita. Um terapeuta ocupacional pode ajudar nesta avaliação.
Além disso, sugerimos que abordes este tema de forma divertida, sugerindo atividades diferentes que também acabam por trabalhar esta competência, tais como:
- corresponderem por carta (até podes colocar caixas de correio improvisadas à porta dos quartos para tornar tudo mais divertido);
- enviarem cartas aos familiares que estão longe a contar as novidades;
- fazer a lista das compras
- etc
No caso das cartas, pode-se ainda colocar um desafio de terem de escrever uma carta com pelo menos 6 linhas e aos poucos e poucos vais aumentando o desafio. Mas não te esqueças… milímetro a milímetro 🙂 adapta o desafio às competências da pessoa!