Reunimos uma lista de 11 livros sobre o autismo que vos poderão inspirar. Têm mensagens diferentes e únicas, mas uma fórmula mágica é comum em todas elas: o AMOR! Esperemos que desfrutem!
1. “Vencer o Autismo com o The Son-Rise Program” de Raun K. Kaufman
Iniciamos, então, a nossa recomendação de livros, com o fantástico livro traduzido e revisto pela Vencer Autismo. Este livro desconstrói todas as regras estabelecidas e, dessa forma, permite-nos dar “asas” para que as pessoas com autismo de desenvolvam dentro do seu próprio mundo. Uma perceção diferente, com uma demonstração de empatia, onde o autor nos faz colocar no lugar da pessoa com autismo e nos convida a escutá-la. Assim, é um livro específico e dinâmico, onde se explica diversas estratégias que se podem aplicar com a pessoa com autismo, exemplificando com testemunhos reais.
2. “O Menino e o Cavalo” de Rupert Isaacson
A história de um pai que, após perceber que o seu filho não falava, não reagia e refugiava-se no seu mundo, decidiu, então, embarcar numa viagem. Viagem essa pela procura de soluções para a sua criança com autismo. Uma história verídica que nos inspira a ter fé e esperança e que nos encanta com a entrada deste pai no mundo de Rowan.
3. “O menino de Deus” de João Carlos da Costa
A voz do João surge na escrita, onde mostra ao mundo o que sente e vive uma pessoa com autismo. Assim, traz-nos um testemunho incrível, com mensagens de muito amor, luz e esperança, que todo o ser humano precisa para despertar para uma maior empatia e compaixão. Lançado este seu primeiro livro em 2014, de seguida, o João lança “Acorde a sua alma e cure a sua vida” em 2018. Um livro que não só aborda os desafios do autismo, mas também nos faz repensar sobre a nossa própria alimentação, o contacto com a natureza, as nossas emoções, stress e entre outros temas que nos fazem despertar e ser mais “humanos”.
4. “Sou autista” de Josef Schovance
O testemunho de um rapaz com autismo que apresenta uma perspetiva positiva. Assim, neste livro, fala-se de autismo como uma qualidade. Josef, investigador e doutorado, recusa-se a ser chamado de “autista génio” e transmite, com humor, os pequenos desafios do seu dia-a-dia. Como por exemplo, apanhar o metro ou compreender os códigos sociais e culturais. Desta forma, é um livro que nos faz perceber e ser mais empáticos com as pessoas com autismo.
5. “Autista, quem…? Eu?” de Ana Martins
Um livro com duas perspetivas da realidade do autismo: por um lado, a diversidade, demonstrando as dificuldades e os desafios, e, por outro lado, a simplicidade que é a felicidade para as pessoas com autismo. Uma obra que nos mostra que, com entrega absoluta, amor, paciência e compreensão, tudo se enfrenta.
6. “Pedro Abraço, o Menino Autista” de Nora Cavaco
Um livro infantil, ideal para crianças, onde se conta a história de Pedro, um menino autista. Pedro tem, então, tem diversas particularidades e, ao entrar na escola, as crianças ensinam-lhe a brincar e a dar abraços e Pedro demonstra que, na diferença, está a igualdade. Um livro de linguagem simples que explica, aos mais novos ou aos mais velhos, o que é o autismo, como lidar e como integrar pessoas com autismo na sociedade de forma simples e divertida.
7. “O meu amigo Billy” de Louise Booth
Billy, é um gato que chega à família dos Booth em forma de esperança e amor. Quando os pais se vêem sem soluções e desanimados, Billy conhece Fraser, o filho dos Booth, que tem autismo, e os dois criam uma ligação imensa que faz com que Fraser comece a ter progressos, mudando, assim, a vida desta família.
8. “Mais alto do que as palavras” de Jenny McCarthy
Uma mãe que escreve, com toda a alma, sobre o seu filho com autismo: “Foi para o escrever que nasci”. Explica que o autismo está longe de ser a a sentença que lhe foi apresentada no dia do diagnóstico. Desta forma, transmite nas páginas desta obra coragem, fé e que a “luz ao fundo do túnel” é possível e, assim, conta sobre a chegada desta nova realidade que mudou completamente a sua vida.
9. “Querido Gabriel” de Halfdan W. Freihow
Uma carta de um pai para o seu filho com autismo, onde dá o seu testemunho. Por um lado de uma forma sincera e doce, e, por outro lado, também demonstrando os seus medos e incertezas, sobre a sua nova realidade. Cativa-nos pela demonstração de uma relação linda de amor, compreensão e respeito pelo seu Gabriel.
10. “Olha para mim” de Alda Mira Coelho e Ana Isabel Aguiar
Numa intenção de dar voz às famílias que vivem com pessoas com autismo, foi criado este livro, onde mães e pais puderam dar o seu testemunho real. Todas as histórias vêm com diversos sentimentos, desde angústias e esperanças, onde o esforço e luta é comum.
11. “Os filhos do afeto” de Torey Hayden
Não apenas direcionado para a temática do autismo, este livro traz-nos a história e vivência real de uma professora que trabalhou com um grupo de crianças ditas “problemáticas”, sendo que uma delas é um menino com autismo. Esta professora traz-nos uma inspiração de luta pela importância que estas crianças têm no mundo e mostra que a melhor resposta será com amor e compaixão. Um livro completamente arrepiante e cativante.