Quando a pessoa com autismo se habitua à rotina da semana – seja com a escola, trabalho, atividades, etc -, por vezes, pode ser difícil lidar com a liberdade que o fim de semana traz. Por outro lado, para outras pessoas, essa liberdade é agradável. Se no teu caso, é um desafio para a pessoa com autismo, podes começar com algo simples:
- Cria um plano de atividades para o fim de semana.
- Nesse plano, vais envolver a pessoa com autismo. Assim, convida-a a partilhar contigo aquilo que gostaria de fazer e inclui os seus planos dentro do que for possível. Se a pessoa for pouco flexível, é mesmo importante este envolvimento e mostrar-lhe que tem controlo e poder de escolha.
- Com tempo, gradualmente, podes tentar propor alguma atividade diferente ou que seja a tua escolha, negociando com a pessoa. Por exemplo: “No próximo fim de semana, eu escolho uma das atividades e tu escolhes todas as outras, pode ser?”. Inicialmente, sugerimos que escolhas atividades seguras, que sabes perfeitamente que a pessoa com autismo vai gostar.
- Depois, gradualmente, começa a sugerir ideias e atividades diferentes para alargar o leque de opções e desafiar a flexibilidade da pessoa também.