A volta à rotina pode ser um desafio, mas podemos tentar preparar-nos antecipadamente para esse momento. Para tal, sugerimos que na sala exista:
- Um cantinho mais calmo, disponível para autorregulação que a pessoa com autismo possa usar antes de entrar numa crise/comportamento mais desafiante. Pode ser dentro da sala, num espaço com menos estímulos e um pouco mais isolado. Pode ser apenas um espaço na sala preparado para o efeito, com puffs, almofadas e com coisas que a pessoa, por norma, gosta/procura.
- Um calendário de atividades para lhe dar o máximo de controlo e previsibilidade. Nesse calendário deve incluir-se o momento que irá para casa para saber quando isso irá acontecer.
Além disso, sugerimos que nesta fase inicial de re-adaptação não solicitem/exijam demasiado, dando à pessoa com autismo tempo para se habituar e voltar ao ritmo e rotina. Nestes primeiros dias, selecionem atividades que sejam mais dentro dos seus interesses e ofereçam controlo caso não queira participar/fazer a atividade.