Insistimos bastante no nosso princípio de que o problema com o autismo não é de quem o tem mas de quem lida com ele.

A questão da empregabilidade de pessoas com autismo e/ou neurodivergentes não depende delas, depende de uma adaptação da empresa para tirar o maior partido dessa contratação, aliás, como o faz com qualquer pessoa.

Sabemos que as empresas estão cada vez mais conscientes da importância e beleza de equipas diversas e inclusivas mas que no entanto nem sempre estão preparadas para dar o passo. Neste sentido, queremos capacitar as empresas para receber pessoas com autismo e/ou neurodivergentes e melhor as integrar e incluir na sua comunidade. 

Solução

O AutismWorks segue a metodologia utilizada pela Vencer Autismo ao longo destes anos e por isso já com impacto comprovado.
O programa Autism Works, é composto por 3 atividades principais, no entanto, a empresa pode escolher um programa com mais ou menos atividades, dependendo das suas necessidades.


PALESTRA – UM OLHAR DE 360º SOBRE O AUTISMO 

Através da explicação sobre o que é o Autismo, diminuímos e excluímos medos e preconceitos, potenciando um olhar sem rodeios para os desafios mais comuns do Autismo, levando a uma verdadeira perspetiva de inclusão.
O Autismo pode levar a equipa a sair da caixa não só na sua relação com o outro mas, também, nos desafios de crescimento corporativo!


WORKSHOP

Formação personalizada e prática a toda a equipa que lidará diariamente com a pessoa a ser integrada, capacitando com estratégias e ferramentas para melhor se relacionarem, trabalharem e incluírem. Implica: conhecimento prévio do espaço, equipa e pessoa a ser integrada, para ir ao encontro da realidade da equipa e da pessoa a ser integrada.
A inclusão e diversidade aumenta o sentimento de equipa e união na missão!


MENTORIAS

Acompanhamento mensal aos tutores e a cada pessoa a ser integrada, para empoderar no onboarding, exponenciar o potencial da pessoa e apoiar nas respostas aos desafios da integração e inclusão (sugerimos 3 a 6 meses).
Uma integração bem sucedida potencia a inclusão e diversidade como parte da cultura corporativa! 

Proposta de valor 

  • Reconhecimento da empresa como  inclusiva
  • Aquisição de conhecimento, capacitação e empoderamento da empresa, equipa e colaborador no processo de inclusão
  • Cumprimento dos objetivos de responsabilidade social 
  • Empresa auto-suficiente nos seus processo de inclusão e de criação de uma cultura diversa
  • Aumento de qualidade de vida da pessoa integrada e da equipa
  • Empresa e colaboradores como agentes proativos na criação de uma sociedade verdadeiramente inclusiva
  • Aumento da diversidade no crescimento e desenvolvimento de negócio

Inovação

As soluções tradicionais focam-se  no(s) “problema(s)” da pessoa única. Nós sabemos que ao levar o conhecimento sobre a diferença, empoderando as equipas para uma integração e inclusão verdadeira, que olha os desafios como algo positivo e não como uma barreira, a realidade da empresa muda de forma impactante e positiva para todos.

As soluções tradicionais dependem de empresas externas para realizar e manter a inclusão. A Vencer Autismo promove a mudança interna, ao envolver todos os colaboradores e capacitar os mesmos, num modelo “learning-on-the-job”, tornando a empresa natural e organicamente inclusiva.