Impacto

Impacto Global
Porque tu não podes amar uma criança, e odiar o seu autismo. Porque não estarias a aceitar a realidade, nao estarias a aceitar a criança… Estarias a dize-lhe: “Eu não te amo como tu és”
  • Redução do estigma negativo do Autismo
  • Aumento da qualidade de vida dos cuidadores
  • Redução dos desafios das pessoas com Autismo
  • Palestras em mais de 60 cidades para mais de 55.000 pessoas.
  • Formação para mais de 3.000 pais e profissionais, com impacto na vida de mais de 400 crianças e jovens.
  • Mais de 230.000 likes nas nossas páginas do Facebook.
  • Criação, seleção, adaptação e tradução/legendas para português de conteúdos práticos e interativos para o dia-a-dia de pais e profissionais que lidam com crianças com Autismo totalizando mais de 500 artigos e videos.
Impacto Nacional
  • Desenvolvimento de projetos de elevado impacto social nas escolas, nas empresas e na sociedade.
  • Palestras gratuitas em Portugal, Brasil, Espanha, Polónia e Alemanha para ajudar eliminar o estigma negativo do Autismo e para proporcionar ferramentas simples, práticas e efectivas para lidar com o Autismo.
  • Dinamizadores em Portugal do Movimento “Light it up Blue” desde o 2011, iluminando mais de 60 monumentos no dia 2 de Abril – Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.
  • Organizamos formações e congressos internacionais. Promovemos a consciencialização da realidade do Autismo.
  • Através do nosso Co-Fundador Joe Santos, a nossa mensagem mereceu uma ovação de mais de 1.000 pessoas no evento TEDxOporto 2015.
Impacto Local
  • Avaliação dos desafios de autismo e cada criança, apoio e assessoramento a pais e outros educadores
  • Campo de Férias adaptado a estas crianças – com um acompanhamento individualizado de cada criança (garantimos acompanhamento por um adulto 1:1 durante o tempo todo do campo de férias)
  • Consultoria às escolas, câmaras municipais e outras instituições que abraçam uma forma alternativa de lidar com os desafios das crianças com autismo

Por quê?

Por quê fazemos isto todo?

Temos Esperança

A esperança é o que nos permite pôr ação aos sonhos que temos. Frequentemente médicos diagnosticam crianças com autismo e dizem aos pais que a sua criança, não vai ter amigos, não vai comer sozinha, não vai falar, não vai ser autónoma… vai depender dos pais a vida toda. Os sonhos destes pais são apagados. A esperança é espezinhada e subterrada.

Nós pensamos que as possibilidades de cada criança são ilimitadas. Não temos uma bola de cristal para dizer que esta criança vai ser doutor, engenheiro, cabeleireiro ou simplesmente feliz, o que sabemos é que ninguém pode dizer a uma criança o que nunca vai atingir.

Amar é aceitar sem condições

Se não julgamos, se estamos presentes, se amamos, se vamos com as motivações destas crianças e o fazemos com entusiasmo… conseguimos desenvolver o potencial de qualquer uma criança.  Dizemos isto porque o vemos acontecer todos os dias com as crianças que acompanhamos.

Testemunhos

Nesta pagina podem encontrar testemunhos de pais, de voluntários e das nossas crianças especiais, os nossos maestros

Serviços

  • Consultoria para escolas, câmaras municipais e outras instituições para que implementem programas e processos que ajudem estas crianças a superar os seus desafios.  A nossa missão é ajuda-las a melhorar, não é só “mimá-las”.
  • Avaliação do grau de autismo, apoio e assessoramento a pais e outros educadores
  • Palestras gratuitas.  As únicas condições são: assegurar um mínimo de 200 pessoas num auditório com as condições mínimas de qualidade e o custo da nossa deslocação.
  • Prestamos apoio a todos os pais e profissionais que nos peçam ajuda.  Não conseguimos garantir resposta imediata a todos, mas conseguimos encaminhar a todos técnicas, estratégias e jogos que os podem ajudar de imediato.
  • Já apoiamos crianças no nosso centro no Porto com resultados espantosos. Em 12 meses observamos uma redução média na condição de Autismo de 10% avaliado segundo o nosso próprio método de avaliação do modelo autism rocks!
  • Criamos um Campo de Férias pensado exclusivamente nas motivações e  necessidades destas crianças com um acompanhamento individualizado garantido – programa de Férias único em Portugal.

O quê nos distingue das abordagens tradicionais

  • O Autismo não é uma desordem comportamental
  • As estereotipías têm um importante significado e valor
  • A motivação é a chave para a aprendizagem, não a repetição
  • Os pais são o recurso mais valioso para as crianças
  • A chave para reduzir desafios e aumentar a autonomia da pessoa com autismo está na pessoa que interage com quem tem autismo (no cuidador)

Voluntariado

As nossas crianças e jovens precisam de muitas horas de interacção social. Cada hora que passa, é uma hora a menos no caminho da recuperação. Não importa se a ajuda é grande ou pequena, o que importa é que ela faz a diferença.

Bem-vindo ao maravilhoso mundo do Autismo.  Vem desfrutar de uma experiência ÚNICA!

Brincar todos os dias com estas crianças especiais, é mais do que um trabalho, é ter a oportunidade de acabar o dia com o coração cheio de sorrisos.
– Sara Antunes

Esta forma de trabalhar com crianças, não é um mero conjunto de técnicas, mas uma forma de estar na vida, que nos permite desenvolver tudo o que de bom há em nós. Quando conseguimos uma entrega plena, em cada brincadeira que fazemos, voltamos a ser reis e rainhas dos nossos sonhos.
– Alexandra Barreiros

O brincar com estas crianças é tão especial! Foram demasiadas as coisas que já aprendi, desde ser mais paciente a estar presente a 100%, ser flexível, ser amável e amada! Esta forma de trabalhar é fantástica! Quando recebo um olhar, que me lê a alma e sei que esta criança me está a ver e a sorrir, não existem palavras para descrever, é amor puro entre dois seres, é conexão! E não é isso mesmo que procuramos? Muito mais do que dei, sou uma pessoa melhor e mais completa pelo que recebi. Obrigada meus amores!
– Joana Silva

Trabalhar com estas crianças é um sonho tornado realidade! Todos os dias percebo que a simplicidade de um sorriso ou de um olhar nos transporta para uma dimensão única e inexplicável, onde o amor e a felicidade são as únicas respostas que precisamos encontrar!
– Catarina Cruz

Poder trabalhar com estas crianças na Vencer Autismo e fazer parte deste projeto é poder viver num mundo de magia todos os dias, onde o amor e a aceitação são as peças fundamentais para a concretização de sonhos.
– Silvia Abreu

Espalha a palavra

Fala aos teus amigos e familiares sobre a importância de reduzir o estigma negativo do autismo.  Não há melhor maneira de criar impacto que te juntares a nós e seres um embaixador destas crianças e jovens. Junta-te a nós e faz parte desta onda!

Donativos

O teu donativo vai permitir que a Vencer Autismo ajude crianças e jovens que de outra forma não teriam qualquer oportunidade.

Com o teu donativo farás parte da recuperação destas crianças e jovens e partilharemos contigo mensalmente os progressos de cada criança e jovem que estás a ajudar.

Montepio
IBAN: PT50 0036 0407 9910 6018 1849 3
BIC/SWIFT: MPIOPTPL

Donativos por MB WAY
nº de telemóvel: 914 279 669

Se tiveres alguma questão ou necessitares de ajuda no processo, por favor envia-nos as tuas dúvidas para: [email protected]