As Mentorias para acompanhar o desenvolvimento, é um serviço destinado a cuidadores de pessoas com autismo (pais, professores/as, outros familiares ou profissionais). 

O serviço de Mentorias é realizado de forma completamente individualizada e personalizada, de acordo com as necessidades do/a cuidador/a e da pessoa com autismo. 

Para os 100 Municípios da Região Centro de Portugal, este serviço é totalmente gratuito, no entanto para os restantes Municípios é um serviço pago, sendo que temos pacotes para pessoas singulares, escolas e agrupamentos de escolas e Municípios ou outras Entidades. 

Existem dois tipos de Mentorias:

MENTORIAS LIGHT

👉 sessão por telefone ou em modo online
⏰ realizada 1 vez por mês
💌 Inclui:

  • avaliação do desenvolvimento da pessoa com autismo pelo/a cuidador/a (através do preenchimento do Modelo de Desenvolvimento);
  • sessão de mentoria onde é estabelecido os objetivos e estratégia a serem trabalhados ao longo do mês (até à sessão seguinte)

MENTORIAS PREMIUM

👉 sessão por telefone ou em modo online
⏰ realizada 1 vez por mês
💌 Inclui:

  • avaliação do desenvolvimento da pessoa com autismo pelo/a cuidador/a (através do preenchimento do Modelo de Desenvolvimento);
  • sessão de mentoria
  • relatório personalizado com objetivos de desenvolvimento, definição de estratégias para a pessoa com autismo e cuidador/a e informação sempre que necessário.

Impacto nos participantes: 

  • Empoderamento e capacitação do/a cuidador/a no trabalho/ relação com a pessoa com autismo e na superação dos desafios;
  • Maior compreensão da pessoa com autismo e seus comportamentos específicos;
  • Aumento da qualidade de vida do cuidador/a e da pessoa com autismo;
  • Aumento da motivação para trabalhar com a pessoa com autismo.

“A mentoria teve um grande impacto nas nossas vidas, pois aprendemos várias técnicas para ensinar e compreender o nosso filho. No dia a dia pomos em prática essas técnicas e fazemos por transmitir a todas as pessoas que lidam com ele. O mais incrível é que quando damos conta, estamos a criar novas técnicas baseadas em tudo que fomos aprendendo na mentoria, nas palestras e workshops. Permitiu-nos encontrar e dar mais tempo de qualidade ao nosso filho e a nós pais. A mentoria criou muito mais impacto que qualquer outra terapia que o nosso filho recebe, pois mesmo que exista algumas trocas de ideias com as terapeutas, é muito mais fechada e por norma direcionada apenas à criança, enquanto com a mentoria, um dos focos somos nós os cuidadores. 
Foi sem dúvida alguma uma grande experiência e uma oportunidade de aprendermos muito e podermos acompanhar o nosso filho da melhor maneira.” Duarte VB. (Pai)

“O grande impacto foi o sentimento de pertença. De que não estou sozinha. De ser compreendida. De acreditar mesmo nas adversidades. Com isso, a motivação e força para continuar este caminho ganham um significado e dimensão maiores. Grata!” Daniela G. (Terapeuta Ocupacional)